Groupon tem novo CEO no Brasil. E velho desafio
Michel Piestun terá de acelerar crescimento da empresa no país em um momento em que o setor passa por crise nos Estados Unidos
O Groupon anunciou nesta quinta-feira o nome do novo CEO no Brasil. Quem assume o cargo é o executivo Michel Piestun, que traz a experiência de passagens pela Samsung, Schincariol, Staples e Claro. O desafio de Piestun é acelerar o crescimento do serviço de compra coletiva no Brasil. Nos Estados Unidos, onde fica a sede do e-commerce, o setor – e por tabela o Groupon – enfrenta crise desde o ano passado.
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Piestun, que é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), trabalhará em conjunto com Patrick Schmidt, vice-presidente do Groupon na América Latina. O objetivo de ambos é fortalecer a estratégia de e-commerce na região. Entre as prioridades da companhia está o investimento em mobile: “Vejo uma oportunidade de crescimento, principalmente no mercado móvel. Nosso app, que já tem mais de 40 milhões de downloads no mundo todo, terá atualizações nos próximos meses que vão melhorar ainda mais a experiência dos nossos usuários”, diz o executivo brasileiro.
O ano de 2012 não foi fácil para o Groupon. A empresa registrou uma vertiginosa queda nas ações de aproximadamente 75% e, no Brasil, foi chamada pelo Procon-SP para explicar o aumento nas reclamações de usuários que, ao adquirir um serviço através da plataforma, não eram atendidos. De olho no prejuízo de cerca de 80 milhões de dólares, a empresa demitiu o seu CEO e fundador, Andrew Mason. Na ocasião, Manson enviou o seguinte memorando aos funcionários informando a decisão do conselho: “Após passar quase cinco anos intensos e maravilhosos como CEO do Groupon, eu decidi que quero passar mais tempo com minha família. Brincadeira – Eu fui demitido hoje”. O empresário não se deixou abater e, em maio, gravou um disco chamado Hardly Workin (“trabalhando duro”…), uma coletânea de sete músicas que dão dicas a jovens empreendedores.
Para enfrentar a crise, o Groupon mudou os rumos de seu negócio. A empresa desenvolveu um grande banco de dados on-line, através do qual as pessoas podem buscar as ofertas, atualmente disponíveis por um prazo maior. No início das operações, os usuários cadastrados recebiam por e-mail as promoções do dia. A companhia também tem investido em mobile a fim de incentivar as compras através de dispositivos móveis. Além do desenvolvimento do aplicativo para Android e iOS, o Groupon também tem organizado promoções específicas para compras feitas em smartphones e tablets.