Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Google vai fabricar carros sem volante, pedais ou câmbio

Veículo com capacidade para duas pessoas possui apenas um botão e terá sua direção comandada por softwares. Cerca de cem protótipos serão testados

Por Da Redação 28 Maio 2014, 18h40

O Google anunciou nesta quarta-feira a criação de uma montadora para a fabricação de carros sem volante, câmbio ou pedais. Com capacidade para duas pessoas, os veículos autônomos serão controlados por softwares, segundo rotas traçadas via smartphone ou tablet. O anúncio foi feito por Sergey Brin, cofundador da companhia, durante a conferência realizada pelo site americano Recode. Segundo Brin, o automóvel possui apenas um botão e tem velocidade limitada a 40 quilômetros por hora.

Leia também:

Toyota e Microsoft planejam carro conectado à internet

Google e Audi planejam criar carro conectado à internet

Chris Urmson, diretor do projeto, afirmou que os softwares fazem o trabalho do volante, pedais e câmbio. De acordo com o executivo, todos os testes de segurança já foram realizados. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, escreveu Urmson no blog oficial do Google.

Cerca de cem protótipos serão construídos e testados por funcionários da companhia americana. A expectativa é criar um programa na Califórnia, Estados Unidos, nos próximos dois anos. Antes, no entanto, será necessário o diálogo com o governo americano para obter permissão de comercialização de veículos sem motoristas.

O Google disponibilizou um vídeo com detalhes do veículo:

Continua após a publicidade
Publicidade