Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google trabalha em console com sistema Android, diz jornal

Objetivo é concorrer com Ouya, dispositvo independente lançado nesta semana

O Google está desenvolvendo um console e um relógio com sistema Android, afirma reportagem do periódico econômico The Wall Street Journal publicada nesta sexta-feira. A iniciativa é uma tentativa de fazer com que o software seja adotado em outras plataformas além dos tablets e smartphones.

Leia também:

Console de 100 dólares vai brigar com Xbox 360, Wii e PlayStation 3

Segundo o jornal, fontes ligadas ao projeto indicaram que esses dois novos aparatos buscam fazer concorrência a outros de características similares que devem ser lançados pela Apple. O Google pretende desenhar e comercializar ambos os produtos de forma independente – sem a necessidade de um fabricante-parceiro – e deseja que pelo menos um dos dispositivos seja lançado ainda neste ano.

A companhia adquiriu o Android em 2005 e lançou o primeiro celular com o sistema operacional em outubro de 2008. Atualmente, o programa é o mais popular entre os smartphones em todo o mundo.

O Android se destacou como plataforma para games e os jogos desenvolvidos para o sistema estão crescendo em uma velocidade maior do que a pensada pelos fabricantes de consoles como Microsoft, Sony e Nintendo. De acordo com o The Wall Street Journal, paralelamente ao console e ao relógio, o Google também está preparando o lançamento de sua segunda versão de Nexus Q, um dispositivo streaming multimídia que, embora tenha sido apresentado em 2012, jamais chegou a ser colocado à venda.

Concorrência – O videogame do Google, se chegar a ser lançado no mercado, será um concorrente potencial do Ouya (pronuncia-se “ooh-ya”), projeto que nasceu no Kickstarter e que arrecadou mais de 8,5 milhões de dólares. O console roda Android e começou a ser vendido nos Estados Unidos na terça-feira por 100 dólares. Mais de 150 títulos, vendidos a partir de 1 dólar, já estão disponíveis para o aparelho.

(Com agência EFE)