Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google Maps é bloqueado no Windows Phone

Mudança no código de otimização do serviço não é compatível com a plataforma da Microsoft. Alternativa para usuários é utilizar o Bing Maps

Usuários de Windows Phone 7 e 8, da Microsoft, tiveram uma surpresa nesta última sexta-feira ao tentar acessar o site do Google Maps: o serviço era automaticamente redirecionado à página principal de busca do Google.

Leia mais:

Google Maps poderá ser consultado off-line em celulares

Lumia 900: o melhor Windows Phone no Brasil

De acordo com o site Mashable, a resposta oficial do Google é de que o redirecionamento dos usuários do smartphone da Microsoft trata-se de uma escolha feita pela companhia, em virtude do serviço mobile do Maps ter sido otimizado apenas para navegadores que utilizam WebKit como motor de renderização, no caso o Chrome, do Google, e o Safari, da Apple.

O Internet Explorer, navegador da Microsoft, utiliza um diferente motor de renderização de conteúdo, o Trident, que atualmente, especialmente na versão 10 do Internet Explorer, possui uma alta compatibilidade com recursos de HTML5, CSS3, JavaScript e outros padrões web. Contudo, as últimas otimizações feitas pelo Google tiveram como foco o padrão WebKit. Para a empresa de buscas, alguns dos recursos não iriam funcionar corretamente em navegadores que não suportam esta padronização, sendo este o principal motivo do bloqueio.

Ainda segundo o Mashable, em contrapartida, a Microsoft alega que o serviço deveria sim funcionar normalmente no Windows Phone, pois o navegador do smartphone utiliza o mesmo motor de renderização da versão 10, disponível para desktops, onde o Google Maps continua funcionando.

Vale lembrar que o Google não disponibiliza aplicativos nativos para a plataforma do Windows Phone, portanto usuários do dispositivo têm apenas como alternativa utilizar o serviço de mapas da própria empresa, o Bing Maps, ou outros aplicativos on-line de mapas.