Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Google lança versão branca do tablet Nexus 7

Empresa também inicia oferta de novas versões do smartphone Xperia Z Ultra e do tablet G Pad com "Android puro"

Por Claudia Tozetto - 10 dez 2013, 18h06

Sem grande alarde, o Google lançou nesta terça-feira uma edição especial do tablet Nexus 7 na cor branca. O produto possui as mesmas configurações da segunda geração do Nexus 7, lançada em julho deste ano, mas a nova cor só está disponível na configuração com 32 GB de memória interna. O produto custa 270 dólares e é vendido exclusivamente por meio da loja virtual Google Play nos Estados Unidos.

Leia também:

Google lança nova versão de smartphones e tablets da linha Nexus

Google lança smartphone Nexus 5, parceria com a LG

Publicidade

O tablet Nexus 7 possui tela de 7 polegadas, processador de 1,5 GHz com quatro núcleos e 2 GB de memória RAM. O aparelho tem tela com resolução de 1.920 x 1.200 pixels e vem equipado com duas câmeras, sendo uma traseira de 5 megapixels e outra frontal de 1,3 megapixel, para videochamadas. O produto ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

O Google também colocou à venda nesta terça-feira duas edições especiais de produtos já lançados por outros fabricantes. Lançado em setembro pela LG, a nova versão do tablet G Pad está à venda apenas por meio da Google Play por 349 dólares. A edição mantém os mesmos recursos, como a tela Full HD de 8,9 polegadas e chip de 1,7 GHz com quatro núcleos, mas sai de fábrica com o Android 4.4 puro.

Outro produto com Android puro também foi anunciado em parceria com a Sony. O híbrido de smartphone e tablet Xperia Z Ultra possui tela de 6,4 polegadas e é equipado com processador Snapdragon 800, um dos mais avançados da Qualcomm. Apesar de grande, o produto tem apenas 6,5 milímetros de espessura e pesa 212 gramas. A nova edição vendida por meio da Google Play custa 649 dólares nos EUA.

Android puro – Como o Android foi desenvolvido em código-aberto, os diferentes fabricantes que adotam o sistema adicionaram camadas de software que oferecem funções exclusivas aos aparelhos. É o caso da TouchWiz, adotada pela Samsung nos smartphones e tablets da linha Galaxy. Outras fabricantes, como LG e Sony, também desenvolveram versões próprias do Android para seus produtos.

Publicidade

As edições especiais do tablet G Pad e do Xperia Z Ultra adotam o sistema operacional Android sem nenhuma modificação. Trata-se do mesmo sistema utilizado nos smartphones da linha Nexus, do Google, e nos novos smartphones da Motorola. Entre as principais vantagens de utilizar um aparelho com Android puro está a rapidez para receber as atualizações do Android liberadas pelo Google.

Não é a primeira vez que o Google lança edições especiais de produtos de outras fabricantes com Android puro. Em maio deste ano, durante o Google I/O, conferência anual da empresa para desenvolvedores, o smartphone Galaxy S4, da Samsung, ganhou uma edição especial.

Publicidade