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Google lança ferramenta de privacidade para Chrome

Usuário pode desautorizar empresas a rastrear páginas visitadas por ele

Por Da Redação - 26 jan 2011, 09h33

O Google lançou na última segunda-feira uma nova “extensão” para garantir a privacidade dos usuários do navegador Chrome. O programa “Keep my Opt-Outs”, como foi batizado, evita que o usuário seja rastreado por algumas empresas de publicidade, especializadas em exibir propagandas direcionadas aos internautas. Sem tal dispositivo, ao acessar um site na rede, o usuário permite – mesmo que involuntariamente – que uma companhia faça o rastreamento de suas visitas e trace um perfil, que será utilizado em ofertas específicas de produtos, baseadas em seu perfil de navegação.

O acompanhamento é feito por meio de cookies – peças de código de programação que coletam e armazenam informações -, geralmente introduzidos durante visitas às páginas de companhias ou sites contratados para disseminá-los. Atualmente, nos Estados Unidos, empresas de publicidade que fazem parte da Network Advertising Initiative (iniciativa de publicidade na rede) já oferecem a opção de revogar esse rastreamento por padrão.

O problema é que a iniciativa não é clara quanto às companhias que oferecem o serviço e nem sobre a sua forma de utilização nos navegadores. A ferramenta lançada pelo gigante de buscas tem como objetivo o aperfeiçoamento desse mecanismo.

A extensão para Chrome possibilita que o usuário cancele o rastreamento de maneira permanente para todas as empresas que possibilitam essa opção. De acordo com a iniciativa, ao todo são 50 companhias que permitem tal operação, incluindo as 15 maiores redes de anunciantes dos Estados Unidos.

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O Google alerta que, depois de instalar a extensão Keep My Opt-Outs, a experiência de navegar na web pode mudar um pouco. O internauta pode se deparar repetidas vezes com o mesmo anúncio ou ver publicidade menos relevantes para ele.

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