Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google+ incorpora app de fotos Snapseed, rival do Instagram

Usuários da rede social já podem utilizar funcionalidades do programa para smartphones e tablets na edição de imagens

Dando continuidade à estratégia de integrar todos os seus serviços, o Google anunciou nesta quinta-feira a incorporação dos recursos do editor de fotos Snapseed ao Google+. Agora, os usuários que acessarem seu perfil na rede social a partir do navegador Chrome, também do gigante de buscas, poderão tratar suas imagens sem precisar sair do serviço social.

O Snapseed, app para dispositivos móveis, foi comprado pela companhia em 2012 e, desde então, sua integração com os demais serviços da empresa se tornou prioridade. “Percebemos o potencial do aplicativo e queremos oferecer aos usuários do Google+ um maior controle sobre a edição de suas fotos”, diz Esteban Walther, diretor de marketing do Google para a América Latina.

Leia também:

Instagram alcança marca de 150 milhões de usuários

Instagram bane hashtags como #sex e #iphone

A integração do Snapseed ao Google+ se dá a partir de quatro ferramentas: Auto Backup, que permite aos usuários armazenar de forma automática até 15 GB de fotos; Auto Enhance, que melhora de forma automática ou manual o contraste e o brilho das fotos que foram armazenadas na rede; Auto Highlights, que escolhe as melhores fotos e as organiza em álbuns a partir de critérios como melhor qualidade e melhor iluminação; e Auto Awesome, que transforma fotos tiradas em sequência em gifs animados ou em panorâmicas.

Além dos recursos automáticos, a integração oferecerá aos usuários ferramentas de ajustes básicos (recortar ou redimensionar uma imagem), além de filtros como Drama, Retrolux, Tilt-Shift, Vintage e Preto e Branco. São recursos que fizeram do Instagram um fenômeno no segmento de aplicativos de edição de fotos.

Outro recurso integrado ao Google+ é a edição seletiva, através da qual é possível manipular apenas trechos de uma fotografia. Dessa forma, o usuário pode, por exemplo, apenas modificar o céu em uma foto de paisagem, onde mar, montanhas e areia aparecem como elementos secundários.


A integração de serviços é um mantra para o Google na batalha contra o arquirrival Facebook. Daí, por exemplo, o mecanismo que dá relevâncias nas buscas a conteúdos postados no Google+. A mesma intenção levou a companhia a facilitar o compartilhamento de conteúdos entre seus serviços, como YouTube, Maps e Gmail.