Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google doa US$ 1,5 mi a ONG de tecnologia

Verba financiará incubadora de startups cívicas e plataforma para voluntários

O Google dos Estados Unidos doou 1,5 milhão de dólares (o equivalente a 2.700 reais) à organização Code for America, instituição sem fins lucrativos que usa a tecnologia para aumentar a eficiência de instituições públicas. Com o montante, a organização irá lançar dois novos projetos: uma incubadora de startups com finalidades cívicas e uma plataforma para voluntários que querem se envolver com os trabalhos da Code for America.

Ao longo de 2011, a ONG trabalhou com três prefeituras americanas para desenvolver 21 aplicativos que podem ajudar os moradores daquelas comunidades. Um deles, o SolarCity, permite que qualquer cidadão use mapas on-line para determinar o potencial de geração de energia solar de placas de captação que podem ser instaladas no teto de sua casa. Cálculos básicos demonstram ainda a economia que poderá ser feita com a adoção da tecnologia.

Alguns dos aplicativos criados pela Code for America são utilizados até por municípios de outros países. Um dos projetos da instituição, que será lançado em 2012, ajudará empresas sustentáveis a se tornarem a próxima geração de fornecedores do governo.