Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google compra startup de inteligência artificial DeepMind

Aquisição da empresa fundada no Reino Unido ocorre pouco depois de o Google investir em oito empresas na área de robótica

O Google confirmou no último domingo a compra da companhia de inteligência artificial DeepMind Technologies. A empresa não divulgou o preço da transação, mas o site especializado Recode informa que o Google pagou 400 milhões de dólares pela empresa.

Leia também:

Google quer ser gigante também no mundo da Internet das Coisas

A DeepMind foi fundada em Londres (Reino Unido) em 2012 por Demis Hassabis, Shane Legg e Mustafa Suleyman. A empresa desenvolve algoritmos que permitem que sistemas, como simuladores, sites de comércio eletrônico e jogos, “aprendam” com o comportamento das pessoas.

De acordo com o Recode, o motivo da aquisição é trazer para o Google os cerca de 50 profissionais que trabalham na startup. A negociação para a compra da empresa teria sido conduzida pessoalmente por Larry Page, CEO do Google.

A compra da DeepMind acontece pouco depois de o Google anunciar oito aquisições na área de robótica. A empresa trabalha internamente em projetos que incluem carros autônomos e robôs e, mais recentemente, se voltou ao mercado de termostatos e alarmes de incêndio inteligentes, com a compra da Nest.

O interesse da empresa em inteligência artificial é antigo. Em 2012, o Google contratou Ray Kurzweil, considerado um dos principais nomes da inteligência artificial. Em maio de 2013, a empresa fez uma parceria com a agência espacial norte-americana (Nasa) e com várias universidades para lançar o Quantum Artificial Inteligence Lab.

(Com Reuters)