Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Google compra fabricante de câmeras de segurança por US$ 555 milhões

Dropcam será incorporada pela Nest, empresa de automação residencial adquirida pelo gigante de buscas em janeiro

Por Da Redação
23 jun 2014, 12h24

O Google anunciou na noite da sexta-feira a compra da Dropcam, startup que fabrica câmeras de segurança para monitoramento de casas, por 555 milhões de dólares. A nova empresa é a segunda aquisição da companhia no setor de automação residencial desde o início deste ano: em janeiro, o gigante das buscas comprou a Nest, que desenvolve termostatos e sensores de fumaça inteligentes.

Leia também:

Google quer ser gigante também no mundo da Internet das Coisas

Home Kit pode fazer do iPhone o coração da casa inteligente

De acordo com o site Recode, a aquisição será feita por meio da própria Nest, que vai incorporar a startup. As câmeras de segurança da Dropcam adotarão a marca e os funcionários vão se juntar ao escritório da Nest, em São Francisco, na Califórnia. “Ambas as empresas querem ajudar as pessoas a estarem conectadas às suas casas quando não estão lá”, afirmou Matt Rogers, cofundador e vice-presidente da Nest. A aquisição ainda está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Novos produtos – Com a aquisição, o Google acelera sua entrada no mercado de casas inteligentes. A Dropcam, além de fabricar câmeras de segurança com conexão de internet, também desenvolveu uma tecnologia própria de acesso às imagens a partir de qualquer dispositivo com conexão de internet. Dessa forma, além de vender as câmeras – que custam a partir de 150 dólares – a empresa cobra 99 reais ao ano para manter um arquivo de imagens acessível por meio da web.

Assim como a aquisição da Nest, contudo, a compra da Dropcam levanta dúvidas sobre como o Google poderá usar os dados coletados nas casas dos clientes no futuro. “As imagens coletadas pela Dropcam estarão sob a mesma política de privacidade da Nest. Os dados não serão compartilhados com nenhuma outra empresa (incluindo o Google) sem o consentimento do cliente. Nosso modelo de negócios é baseado na venda de produtos e publicidade não faz parte de nossa estratégia”, escreveu a empresa, em um comunicado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.