Clique e assine a partir de 9,90/mês

Google anuncia TV que navega pela internet

Por Da Redação - 20 maio 2010, 17h12

O gigante de buscas divulgou nesta quinta-feira a Google TV, uma tentativa da empresa de aproximar a televisão da internet. O projeto foi anunciado durante o Google I/O, evento organizado pela multinacional para programadores.

O aparelho, desenvolvido em parceria com as empresas Intel, Sony Logitech e Best Buy, permite que pessoas tenham acesso à programação dos canais de TV e aos vídeos disponíveis na web por meio do Chrome, o navegador da companhia.

A Google TV pode ser assistida em uma televisão específica ou através de um dispositivo conectado ao aparelho que o usuário já possui. Por enquanto, o projeto está sendo divulgado entre programadores. De acordo com o site TechCrunch, a TV será lançada antes do natal, nos EUA.

O controle remoto inclui um teclado para que as pessoas digitem o nome do programa que querem assistir. O Google promete ainda que seu serviço encontrará qualquer conteúdo disponível na web ou nos canais convencionais.

Continua após a publicidade

Os programas, canais e sites prediletos – além de listas de reprodução de música e álbuns de foto – serão adicionados a uma página personalizada. Também será possível receber recomendações de vídeos feitas por amigos ou com base em gostos pessoais.

O software da Google TV possui código aberto, o que significa que programadores e fabricantes de televisões poderão desenvolver aplicativos e criar novas funções para o serviço. A TV funcionará em um sistema adaptado da plataforma Android, desenvolvida originalmente pelo Google para celulares 3G. Os celulares com o sistema operacional funcionarão como controle remoto da televisão do Google.

Android – O Google também anunciou durante o evento a versão 2.2 do Android. Segundo a companhia, o sistema operacional acessará sites “pesados”, capacidade que muitos smartphones não possuem atualmente. Além disso, o Android funcionará como um hotspot e disponibilizará internet Wi-Fi para outros dispositivos, como computadores.

Em três anos, o sistema Android é o segundo que mais cresce entre celulares 3G, atrás apenas dos aparelhos BlackBerry. Ele já está presente em 48 países e possui 50.000 aplicativos que podem ser baixados na loja virtual Android Market. Mais de 60 modelos de celular são capazes de funcionar com o Androide. Segundo dados do Google, cerca de 100.000 ativações de aparelhos com o seu sistema operacional são realizadas diariamente.

Continua após a publicidade

Confira o vídeo com os detalhes sobre o Google TV:

Publicidade