Gigante chinês do e-commerce dá início a processo de IPO
Analistas estimam que valor de mercado do Alibaba pode chegar a US$ 150 bi
O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba deu início nesta terça-feira ao processo que antecede a estreia da companhia na bolsa de valores de Nova York (NYSE). Nos documentos enviados à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de ações americano, a empresa não diz quanto pretende arrecadar, mas analistas estimam que o grupo deve captar cerca de 20 bilhões de dólares, o que fixaria em 150 bilhões de dólares o valor de mercado da companhia.
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Os documentos da empresa serão analisados por todos os grandes bancos de investimento de Wall Street, como Credit Suisse, Morgan Stanley, Goldman Sachs, J.P. Morgan e Deutsche Bank. Nas apresentações enviadas à Nova York, o Alibaba se autodenomina “a maior empresa de comércio eletrônico e mobile do mundo”. O que será que Jeff Bezos, CEO da Amazon, pensa disso? Sua companhia vale hoje 136 bilhões de dólares e está listada na Nasdaq, onde são negociados os papeis das companhias de tecnologia.
Para analistas, o diferencial do Alibaba está justamente em sua plataforma de e-commerce mobile, que representa 20% de todas as vendas realizadas pela companhia. Segundo a empresa, ela domina 76% de todo o e-commerce mobile da China. De acordo com o documento enviado à SEC, a receita no Alibaba em 2013 foi de 5,5 bilhões de dólares. Jack Ma, fundador da empresa, tem 9% da companhia. O Yahoo! possui 24%.
Promessa – O IPO do Alibaba pode ultrapassar outras grandes estreias na bolsa, caso do Agricultural Bank of China, que ostenta o recorde, com 22,1 bilhões de dólares nas bolsas de Xangai e Hong Kong, em 2010. A maior arrecadação na NYSE aconteceu em 2008, quando a bandeira de cartões Visa estreou em Nova York e captou 19,7 bilhões de dólares. Já a entrada do Facebook na Nasdaq, em 2012, não chegou a 16 bilhões de dólares.