Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gigante chinês Alibaba deve fazer maior IPO da história

Empresa deve captar na ocasião 24,3 bilhões de dólares, o que fixaria o valor de mercado da companhia em 160 bilhões de dólares

O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba está preparado para fazer a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações em valor de mercado. Após meses de especulação, a companhia divulgou, nesta sexta-feira, os detalhes da sua entrada no mercado de capitais, que deve acontecer no dia 19 de setembro, nos Estados Unidos.

Leia também:

Dilma e presidente da China lançam “Google chinês”

Gigantes chineses de tecnologia e internet estão chegando

O Alibaba determinou a faixa de preço estimada para os seus papéis entre 60 dólares e 66 dólares, avaliando a empresa em cerca de 160 bilhões de dólares, o mesmo valor de mercado da concorrente Amazon.

Serão oferecidas 320,1 milhões de ações depositárias (ADS, na sigla em inglês) no mercado americano. Incluindo as ações extras reservadas para os subscritores, a oferta poderá captar até 24,3 bilhões de dólares, o maior IPO da história em valor de mercado. Até hoje, a maior estreia na bolsa foi a do Banco Agrícola da China, que arrecadou 19,2 bilhões de dólares em 2010.

Entre os vendedores, o conglomerado japonês de internet e telecomunicações SoftBank – maior acionista da Alibaba hoje – planeja reduzir sua participação no capital da empresa de 34,1% para 32,4%. O Yahoo!, segundo maior acionista, vai cortar suas ações de 22,4% para 16,3%. A participação do fundador e presidente Jack Ma também será reduzida, de 8,8% para 7,8%.

O gigante do e-commerce vai lançar seus papéis sob a sigla “BABA” na New York Stock Exchange (NYSE), a bolsa de valores de Nova York.

(Com Estadão Conteúdo)