Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

GeoSocial VEJA.com: redes sociais e notícias sobre a Copa das Confederações em um só mapa

Serviço reúne conteúdos do site de VEJA e avaliações de estabelecimentos comerciais e públicos, além de tuítes e informações sobre trânsito nas seis cidades-sede da competição internacional que acontece em junho

Os torcedores e turistas que estarão com os olhos grudados na Copa das Confederações – que será realizada no Brasil no próximo mês e que serve de teste para a Copa do Mundo de 2014 – acabam de ganhar um aliado que estará sempre na palma da mão: o GeoSocial VEJA.com. O serviço reúne em mapa e em tempo real informações provenientes de várias redes sociais relativas às seis cidades-sede da Copa (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, mais São Paulo), além do noticiário de VEJA.com sobre o evento.

Acesse: veja.com.br/geosocial.

Das redes sociais, os usuários terão acesso a tuítes, fotos e avaliações de bares, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais e públicos, além de informações sobre trânsito e transporte publicados no Twitter, Instagram, Foursquare e TripAdvisor. VEJA.com fornecerá conteúdos como reportagens, galerias de fotos e vídeos. O serviço pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo com conexão com a internet, como smartphones, tablets e computadores.

Todas as informações apresentadas no GeoSocial VEJA.com são geolocalizadas – ou seja, estão indicadas no mapa exatamente no local ao qual se referem. Por exemplo: uma reportagem sobre o atraso de voos no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, será exibida exatamente na posição do aeroporto no mapa. Basta ao usuário clicar sobre o ícone de VEJA.com exibido na tela e acessar o conteúdo.

O mesmo vale para informações provenientes de redes sociais. Para conferir a avaliação de um restaurante, a partir da rede TripAdvisor, ou de uma balada, no Foursquare, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, basta selecionar esse local entre as opções do mapa e clicar sobre os respectivos ícones. Além de restaurantes e baladas, o usuário poderá conferir a situação e avaliação de praias, bairros tradicionais, principais atrações turísticas, pontos de táxi e estabelecimentos comerciais, entre outros pontos de interesse. Basta selecionar a categoria de sua preferência no menu do serviço.

Você pode aparecer no GeoSocial VEJA.com. Compartilhe mensagens no Twitter ou fotos no Instagram com a marcação #VEJAnaCopa: os melhores conteúdos serão apresentados no mapa.

GeoSocial VEJA.com foi desenvolvido a partir do estudo das APIs (application programming interface, ou interface de programação de aplicações) de alguns dos serviços campeões em inovação na web: TripAdvisor, maior site dedicado a viagens do planeta, Foursquare, maior rede de geolocalização, Instagram, mais popular serviço de fotos, e o microblog Twitter.

Leia também:

Brasília: um monumento bilionário ao desperdício na Copa

Maracanã abre as portas ainda em obras. Como em 1950

Prepare o bolso: os elefantes brancos estão à solta no país

Três anos depois, a África do Sul é um alerta para o Brasil

Copa dá arenas a quem não precisa e ignora quem as quer