Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Games ganham área especial em festival de tecnologia

Espaço reúne visitantes de todas as idades. Campeonatos de 'Street Fighter x Tekken', 'League of Legends' e 'Starcraft II' animam o público

Por Renata Honorato, de Austin - 10 mar 2012, 19h36

Em um festival de tendências de novas tecnologias para a internet os games não poderiam ficar de fora. Para mostrar ao público novos títulos, muitos deles independentes, a organização do South By Southwest (SXSW) reuniu no Palmer Convention Center desenvolvedores, em Austin (Texas), estúdios e entusiastas. A área foi batizada de Screenburn.

Leia mais:

Começa o maior festival geek do mundo

Geeks do SXSW movimentam economia da pacata Austin

Publicidade

‘Google + não é uma rede social’, diz Vic Gundotra

Diferente do Convention Center, onde a luz branca, fria, predomina na maior parte dos ambientes, no Palmer são os estandes e os fliperamas que iluminam o centro de convenções. A faixa etária do público é menor e entre os visitantes é comum encontrar crianças e adolescentes.

Além de torneios, como os campeonatos de Street Fighter x Tekken, League of Legends e Starcraft II, a área também revive clássicos. Um estande oferece aos visitantes um NES, conhecido no Brasil como Nintendinho, e um Super NES. Os antigos consoles chamam a atenção dos mais jovens, pouco familiarizados com os jogos de gerações anteriores, mas são os adultos que fazem fila para relembrar a infância.

Jogos independentes – como o SuperBetter, desenvolvido por Jane McGonigal, especialista em games e autora do best-seller Reality is Broken, ou o Borglar, jogo para Android baseado na tecnologia da realidade aumentada – dividem espaço com títulos como FireFall, produzido para PC e ainda sem data de lançamento nos Estados Unidos, e Lollipop Chainsaw, game da Warner Bros. Interactive Entertainment para PlayStation 3 e Xbox 360, cuja estreia no mercado acontece em junho.

Publicidade

O iPad continua a ser a plataforma mais popular nesta edição do Screenburn. Muitos dos desenvolvedores presentes no festival trabalham em games para o dispositivo, o que demonstra o quão promissor é o aparelho para o setor.

Palestras e workshops sobre o mercado de jogos eletrônicos também acontecem diariamente no Palmer Convention Center. Para participar, os visitantes só precisam estar registrados na área interativa do SXSW.

Publicidade