Game ‘Diablo III’ ganha um novo aliado: o joystick
Título da Blizzard é lançado no Brasil para videogames PS3 e Xbox 360


Diablo III, um dos principais títulos da desenvolvedora americana Blizzard, chega às lojas de todo o mundo nesta terça-feira nas versões para PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo, lançado originalmente para PC em maio de 2012, desembarca ao Brasil localizado para o português e poderá ser adquirido em lojas físicas e também na PSN, a loja on-line da Sony. Na Xbox Live, da Microsoft, a cópia digital será oferecida a partir de 4 de outubro. O jogo custa 160 reais.
O RPG (jogo de interpretação que estimula a criatividade) da Blizzard foi totalmente reformulado para rodar nos consoles. A ideia, explica John Hight, diretor de produção de Diablo III, surgiu porque os aparelhos atuais oferecem gráficos compatíveis com o alto grau de exigência de qualidade da companhia, um de seus principais diferenciais. Diablo III demorou doze anos para ser desenvolvido.
Leia também:
Jogos mais vendidos para PS3 e Xbox 360 no Brasil
A ideia da Blizzard também está calcada em tornar a experiência de jogo mais social. E não se trata de conectividade, já que seus jogos têm como característica crucial o modo multiplayer on-line. Em Diablo III para consoles, os usuários podem jogar juntos, em modo local, no mesmo sofá. “É conveniente jogar o game na TV, porque isso permite que os amigos compartilhem suas experiências”, diz Hight em entrevista ao site de VEJA. É como nos velhos tempos, quando a turma se reunia na sala para jogar videogame.
No PC, os jogadores de Diablo III utilizam teclado e mouse para interagir com os personagens. Já nos consoles a interação é centrada no joystick. “A principal diferença nessa nova versão é, sem dúvida, o recurso de movimento. A sensação de controle nessa nova adaptação é muito mais profunda e responsiva”, afirma o diretor de produção. “Eu, pessoalmente, gosto de jogar em todas as plataformas, mas reconheço que a versão para console tem mais apelo”, completa Hight.
Leia também:
Blizzard anuncia ‘Diablo III’ para PlayStation 3 e 4
’Diablo III’ promete levar franquia a nível superior
Diablo III para consoles, ao contrário da versão para PC, não exige conexão à internet. As partidas on-line também não acontecerão através da Battle.net, a rede da Blizzard. Segundo o diretor de produção, a decisão foi estratégica: “O PlayStation 3 e o Xbox possuem suas próprias redes, a PSN e a Live, respectivamente. É natural, portanto, que os amigos dos jogadores já estejam conectados a eles através dessa arquitetura. Não faz sentido, nesse cenário, utilizar a Battle.net”, afirma Hight.
Por uma questão de segurança, a versão para consoles não permitirá microtransações entre os jogadores. De acordo com Hight, o objetivo é evitar que golpes aconteçam a partir da venda de itens. “Como o jogo não exige conexão à internet, já que oferece modo off-line, não temos como garantir que nenhum item será duplicado, o que afetaria a economia do jogo”, explica o executivo da Blizzard.
Para o produtor, a estreia de Diablo III nos consoles atrairá alguns entusiastas da série, que já jogaram o título no PC, mas a grande aposta da companhia americana é atingir um novo perfil de usuário, muito mais casual, porém habituado a jogar RPGs nos videogames. Hight, que também está envolvido no desenvolvimento do título para PlayStation 4, está otimista com a nova geração de aparelhos, mas afirma que agora sua atenção está toda voltada ao PlayStation 3 e ao Xbox 360.
Killzone: Shadow Fall
Desenvolvido pelo estúdio Guerilla Games, Killzone: Shadow Fall é o quarto game da franquia de tiro em primeira pessoa para a plataforma PlayStation.
DriveClub
Jogo de corrida ultrarrealista que promete levar para o PlayStation 4 todos os detalhes do universo do automobilismo. DriveClub está sendo desenvolvido pelo Evolution Studios.
Infamous: Second Son
Novo jogo da série Infamous, nascida no PlayStation 3, Second Son é um dos títulos exclusivos para a nova plataforma da Sony. O game futurista da Sucker Punch trata de um tema bem atual: privacidade.
The Witness
Puzzle poético desenvolvido por Jonathan Blow, criador de Braid, um dos mais importantes jogos independentes da atualidade.
Knack
Puzzle de ação e aventura desenvolvido pelo Japan Studios. Segundo Mark Cerny, responsável pela arquitetura do PlayStation 4, Knack é uma mistura de Crash Bandicoot, Katamari Damacy e God of War.
https://youtube.com/watch?v=d9UmHm9HA3c
Deep Down
Título da Capcom para PlayStation 4. O jogo de fantasia é o primeiro desenvolvido a partir da engine Panta Rhei e promete gráficos ultrarrealistas.
Watch Dogs
Jogo da Ubisoft anunciado na E3 2012. O game, que também será lançado para PlayStation 3, tem como temática a invasão hacker. Seu enredo é baseado em crimes digitais e explora a fragilidade dos sistemas informatizados.
Diablo III
Uma das franquias mais famosas dos PCs desembarca na plataforma PlayStation 4. Segundo a Blizzard, a versão para console do game também será lançada para PlayStation 3.
Destiny
Jogo de tiro em primeira pessoa da Bungie, criadora da série Halo. O título também será lançado para PlayStation 3 e Xbox 360.
Final Fantasy: Agni’s Philosophy
A Square Enix não deu detalhes sobre o jogo e adiantou que todas as informações serão divulgadas para o público durante a E3, que acontece em junho, em Los Angeles.