Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ferramenta do YouTube permite borrar rosto de pessoas em vídeos

Agora, usuários podem preservar a identidade de ativistas em manifestações públicas e também as feições de menores de idade

O YouTube, o serviço de vídeos do Google, disponibilizou a seus usuários nesta quarta-feira uma ferramenta capaz de borrar o rosto de pessoas que aparecem em vídeos exibidos no site. De acordo com Amanda Conway, responsável pelas políticas de utilização do YouTube, a partir de agora, os usuários poderão escolher com apenas um toque as pessoas que podem ou não aparecer na plataforma de compartilhamento de vídeos do Google.

Em um post no blog oficial do serviço, a funcionária do Google afirmou que o recurso pode auxiliar ativistas políticos a ocultar a identidade de manifestantes em protestos, preservando a identidade deles. “O recurso permite que você publique o vídeo sem expor as pessoas. Além disso, você pode compartilhar um imagens de seu filho de 8 anos sem mostrar o rosto da criança para o mundo”, disse. “Nossa tecnologia de borrar imagens é o primeiro passo para garantir o anonimato virtual no YouTube.”

A empresa informou que a ferramenta já está ativa, mas não opera com 100% de precisão. “Essa é uma tecnologia emergente, o que significa que pode haver um problema na detecção dos rostos dependendo de fatores como ângulo, luz e qualidade do vídeo”, diz a empresa. “Se você achar que o resultado ainda não é satisfatório, pode manter o seu vídeo privado.”

A ferramenta permite borrar o rosto de apenas uma pessoa no vídeo ou ainda pedir que o sistema impeça o reconhecimento de todos os presentes no vídeo.