Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fãs podem doar dinheiro para produtores do YouTube

Por ora, financiamento só está disponível nos EUA, Austrália, Japão e México

O site de compartilhamento de vídeos YouTube O site de compartilhamento de vídeos YouTube

O site de compartilhamento de vídeos YouTube (/)

Os canais do YouTube já podem receber uma forcinha financeira de seus assinantes graças a um novo recurso, anunciado em junho e lançado nesta terça-feira. Chamada “Financiamento por Fãs”, a ferramenta permite ao espectador financiar suas atrações favoritas. Por ora, o sistema de crowdfunding só está disponível para usuários dos Estados Unidos, Austrália, Japão ou México.

Leia também:

Videoclipe renasce na web e vira fonte de receita para artistas

Segundo o Google, a ideia é oferecer aos usuários uma ferramenta de apoio voluntário aos criadores de conteúdo no YouTube. Para participar do financiamento, o doador precisa ter uma conta no Google Wallet, serviço de carteira virtual do buscador. Para cada transação, o site de vídeos vai cobrar uma taxa administrativa de 21 centavos de dólar, além de 5% sobre o valor total arrecadado na campanha – a taxa segue o padrão cobrado por outras plataformas de crowdfunding.

O recurso de “Financiamento por Fãs” está disponível no YouTube em suas versões web e também a partir do aplicativo para Android, o sistema operacional do Google. As doações realizadas a partir da plataforma não são reembolsáveis.

Katy Perry & Juicy J – ‘Dark Horse’

Depois de sofrer as tristezas do fim de seu casamento com o comediante Russell Brand, Katy Perry decidiu mostrar seu poder de superação com a canção Dark Horse, em que avisa aos seus pretendentes que é alguém perigosa. No clipe, ambientado em um reino colorido com referências egípcias — que poderia ter sido desenhado por Andy Warhol —, Katy faz os homens virarem pó, enquanto ela rouba suas riquezas. O vídeo foi publicado no YouTube em fevereiro de 2014 e acumulou no primeiro semestre mais de 486 milhões de visualizações.

Shakira & Rihanna – ‘Can’t Remember to Forget You’

A união das cantoras Shakira e Rihanna rendeu um dos clipes mais comentados do ano, com a música Can’t Remember to Forget You, parte do disco homônimo da colombiana. Com um figurino diminuto, as duas rebolam, fumam charutos e interagem deitadas em um cama. O vídeo foi publicado no YouTube em janeiro e, até o momento, já teve mais de 355 milhões de visualizações. 

Shakira & Carlinhos Brown – ‘La La La (Brazil 2014)’

A canção, entoada por Shakira e Carlinhos Brown na festa de encerramento da Copa do Mundo 2014, faz parte do último disco homônimo da cantora. Originalmente batizada como Dare (La La La), a música possui um outro clipe focado apenas em Shakira e em suas habilidades para requebrar. Para a Copa, ela relançou a música com a participação de Carlinhos Brown, com um vídeo repleto de referências do universo do futebol. Mais tarde, outras duas versões foram lançadas: uma em espanhol e um clipe com selfies de torcedores. Publicado em maio, a versão feita para o Mundial já possui mais de 254 milhões de views no YouTube. 

Pitbull, Jennifer Lopez & Claudia Leitte (Olodum Mix) – ‘We Are One (Ole Ola)’

A parceria de Pitbull, Jennifer Lopez & Claudia Leitte na canção oficial da Copa do Mundo 2014 ficou em quarto lugar entre os videoclipes mais vistos do primeiro semestre do ano no YouTube. Publicado em maio, a produção já tem mais de 211 milhões de visualizações, impulsionadas pelo Mundial iniciado em junho. 

Enrique Iglesias & Descemer Bueno, Gente De Zona – ‘Bailando’

A versão em espanhol da canção Bailando, de Enrique Iglesias, parte de seu disco mais recente, Sex and Love, aposta no que diz o título da música e apresenta belas mulheres dançando diferentes coreografias. O clipe, publicado em abril, ficou no quinto lugar no fechamento dos clipes mais vistos no primeiro semestre de 2014. Porém, no momento, já ultrapassou a canção-tema da Copa, e possui 216 milhões de visualizações no YouTube 

The Chainsmokers – ‘#SELFIE’

O duo americano de música eletrônica The Chainsmokers ocupa o sexto lugar dos clipes mais assistidos no primeiro semestre de 2014 com a canção #SELFIE. No vídeo, uma garota conversa com a amiga no banheiro de uma casa noturna. Entre uma fala e outra, elas aproveitam o local e a maquiagem para tirar um selfie. Publicado em janeiro, o clipe já possui mais de 183 milhões de visualizações. 

Iggy Azalea & Charli XCX – ‘Fancy’

A rapper de 24 anos conquistou o mundo com seu primeiro disco, The New Classic, lançado em 2014. É dele a canção Fancy, quase um rap ostentação, em que ela se vangloria de suas qualidades. No clipe, Iggy reproduz algumas cenas de As Patricinhas de Beverly Hills, filme de 1995 em que um grupo de adolescentes ricas não economiza em roupas de marca e carros conversíveis. Publicado em março no YouTube, o vídeo possui mais de 169 milhões de views. 

Frozen – ‘Let It Go’

A versão com letras do videoclipe de Let It Go, da animação Frozen, publicada pela Disney britânica em janeiro, entrou para a lista de vídeos mais vistos do YouTube em 2014, com mais de 134 milhões de visualizações. A música é um dos principais hits do ano. Além de ganhar o Oscar de melhor canção original, Let It Go rendeu os mais diversos covers, até mesmo de famosos, como o do vocalista da banda Pearl Jam, Eddie Vedder. 

Jason Derulo & Snoop Dogg ? ‘Wiggle’

Os rappers Jason Derulo e Snoop Dogg são os responsáveis pela canção-chiclete Wiggle, que em sua letra simplesmente exalta um bom rebolado. O clipe mostra várias mulheres dançando com os dois e outros amigos em uma mansão. O hit, publicado em maio, conquistou em um mês mais de 145 milhões de visualizações. 

Enrique Iglesias & Marco Antonio Solís – ‘El Perdedor’

O vídeo da canção dor de cotovelo El Perdedor, parceria de Enrique Iglesias e Marco Antonio Solís, aposta do belo visual do cenário e nos dançarinos, que acompanham a canção com uma coreografia dramática enquanto Iglesias flerta com um antigo amor que o assiste na plateia. Publicado em janeiro, o clipe possui mais de 127 milhões de visualizações.