Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Falar” português é só uma das estratégias do eBay para crescer no Brasil

Além de site no idioma local, gigante de classificados on-line lançará recurso para facilitar importação. Confira produtos mais comprados por brasileiros

Maior site de classificados on-line do mundo, o eBay fechou 2013 com receita de 16 bilhões de dólares. A cada mês, 270 milhões de usuários acessam a plataforma para comprar produtos de outras pessoas ou de lojas, que utilizam o serviço para faturar. Para seguir crescendo, a empresa americana vem colocando em prática um plano dirigido a mercados emergentes: fazer com que, em 2015, um quarto dos usuários do site seja proveniente desses países – em 2012, eram 5%. O Brasil, é claro, faz parte da estratégia. Há um ano e meio, a americana Wendy Jones, de 42 anos, vice-presidente de expansão geográfica da companhia, trabalha para popularizar a plataforma por aqui. Como resultado, fechou 2013 com 1 milhão de usuários locais. Para avançar mais, o serviço acaba de autorizar consumidores domésticos a importar itens (ainda não é possível adquirir produtos de vendedores locais) usando para o pagamento cartões de créditos nacionais ou boleto bancário. O próximo passo é permitir o cálculo antecipado das taxas relativas à importação, facilitando pagamentos e evitando transtornos alfandegários. “Esse tem sido um problema para os brasileiros”, diz Wendy. O passo mais importante, contudo, será o lançamento de uma versão em português do site do eBay, que deve estrear até julho. Na entrevista a seguir, a executiva detalha os planos e revela quais produtos são mais procurados por brasileiros na plataforma (confira lista).

Leia também:

E-commerce cresce 30% e classificados invadem horário nobre

O que os brasileiros mais compram no eBay? Eles procuram itens que não estão disponíveis no país e também produtos que são vendidos aqui por preços muitos salgados. Os valores altos cobrados pelo iPhone, por exemplo, fazem com que o smartphone da Apple seja muito procurado. No final de 2013, fizemos uma promoção para ajudar a vender o PlayStation 4, console de games da Sony, para o Brasil. O preço cobrado pelo item no mercado local é o quádruplo do valor dos Estados Unidos. Nessa promoção, nós pagamos o frete de envio para o Brasil. Em poucas horas, cem unidades foram vendidas. Entre os dez produtos promocionais mais vendidos para o Brasil, os quatro primeiros são cosméticos, o que indica que moda e beleza é uma área de grande interesse dos brasileiros.

O eBay vem adotando medidas de expansão no Brasil. Por que investir aqui? Há 18 meses, o eBay definiu uma política muito clara de investimento em países emergentes. O Brasil e a América Latina são parte importante desse compromisso porque oferecem oportunidades claras de crescimento. Para isso, contudo, precisamos aprimorar o serviço para nossos clientes.

O que já foi feito nesse sentido? Os brasileiros precisavam de uma variedade maior de formas de pagamento. Até pouco tempo, quem comprava no eBay precisava pagar com um cartão internacional ou ter uma conta no PayPal (empresa de pagamento eletrônico pertencente ao eBay). Isso não é mais necessário. Nossos clientes já podem pagar suas compras usando um cartão de crédito nacional ou boleto bancário.

O lançamento de uma versão em português do site está nos planos? Sim. Esperamos lançar um site em português ainda no primeiro semestre de 2014. Já temos uma equipe trabalhando nessa tarefa no escritório brasileiro do PayPal. A maior parte desses profissionais está focada em acelerar o crescimento das vendas para o país. Os planos futuros também incluem lançar uma plataforma local, que permita a venda de produtos por usuários brasileiros, o que ainda não é possível. Mas ainda é cedo para falar em datas.

Qual o próximo passo? Como, por ora, os consumidores brasileiros podem comprar produtos exclusivamente do exterior, precisamos melhorar a logística de entrega e facilitar os trâmites de importação. Para isso, fizemos uma parceria com os Correios e com as autoridades alfandegárias para tornar o processo mais rápido e barato. Vamos colocar à disposição dos usuários brasileiros um recurso que calcula as taxas de importação devidas no ato da compra. Assim, os consumidores poderão fazer o pagamento antecipadamente, reduzindo as chances de que o produto pare na alfândega. Esse tem sido um problema para os brasileiros. Vamos começar a resolvê-lo em até 90 dias.

Quantos brasileiros usam o eBay? Fechamos 2013 com quase 1 milhão de compradores no Brasil. Então, há uma grande oportunidade no país. Lançamos um app em português para vender artigos de moda e beleza que já foi baixado mais de 130.000 vezes. Consideramos que ainda estamos na fase inicial de operação no país, mas os resultados nos encorajam a avançar.