Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook revela ‘Home’, interface da rede para Android

Recurso será integrado ao sistema operacional do Google, exibindo na tela inicial de smartphones funcionalidades da rede social

Depois de muito suspense, o Facebook apresentou nesta quinta-feira o Facebook Home, uma interface que exibe na tela inicial de smartphones que rodam com sistema operacional Android, do Google, funcionalidades da rede social. A apresentação foi feita pelo criador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, na sede da companhia, na Califórnia.

Leia mais:

Com novo feed de notícias, Facebook estimula ‘vício’ na rede

Os jovens não curtem mais o Facebook

Os caminhos para conquistar uma vaga no Facebook

O recurso vai ser liberado para o mercado americano na sexta-feira da próxima semana, na loja de aplicativos Google Play. Por enquanto, contudo, apenas usuários de cinco aparelhos conseguirão rodar o programa: HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S3, Galaxy S4 e Galaxy Note II. Não há previsão para o lançamento no Brasil, nem para a integração com aparelhos com iOS (Apple), Windows Phone 8 (Microsoft) e tablets.

Aparentando mais segurança e tranquilidade do que em eventos anteriores, Zuckerberg abriu a apresentação criticando estratégias de outras companhias no ambiente móvel, ao qual o Facebook decidiu dedicar todas as suas atenções. “Hoje, os aparelhos estão voltados aos aplicativos, e não às pessoas”, disse. O CEO da rede foi enfático mais uma vez ao negar boatos de que estivesse trabalhando no desenvolvimento de um smartphone próprio. Só então Zuckerberg se dedicou ao Facebook Home propriamente. “A tela inicial é a alma do celular. Com o Home, você vê o mundo por meio das pessoas.”

Com o Home em seus aparelhos, os usuários poderão interagir com a rede social, compartilhando informações e curtindo postagens, por exemplo, sem necessidade de acessar o browser ou o aplicativo (ao lado). Tudo poderá ser feito a partir da tela inicial do aparelho, como o Cover Feed, que exibe as atualizações dos contatos na rede social.

Outra recurso é o ChatHeads, que facilita a comunicação entre usuários. Ao visualizar uma mensagem enviada por um contato, uma foto do perfil dessa pessoa é exibida na tela. Ao clicar na imagem, a conversa é iniciada.

No fim da apresentação, Peter Chou, CEO da empresa taiwanesa HTC, subiu ao palco para revelar aos consumidores o primeiro smartphone integrado ao Facebook Home, o HTC First. O aparelho será vendido pela operadora AT&T nos Estados Unidos por 100 dólares (equivalente a 200 reais) também a partir da sexta-feira da semana que vem. A pré-venda começa nesta quinta-feira e não há informação de comercialização do produto no Brasil.

Acompanhe a seguir como foi o evento:

Acesse o Storify

Leia também

Por que o Facebook quer ter smartphone próprio