Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook revela como classifica postagens no feed de notícias

Recurso estará disponível para algumas contas nesta semana e deve estar totalmente liberado até maio

O Facebook vai revelar o algoritmo que decide quais postagens aparecem no feed de notícias de cada perfil, como parte de uma campanha para tentar ser mais transparente e oferecer maior controle aos usuários.

O recurso Por que estou vendo este post?, lançado nesta segunda-feira, 1o, oferece uma maior compreensão sobre as dezenas de milhares de dados usados pela rede social para classificar histórias, fotos e vídeos no feed de notícias, que é a base da plataforma. A função deve ser liberada para algumas contas em alguns países ainda nesta semana, inclusive o Brasil, e deverá estar disponível a todos até a metade do mês que vem. O menu deverá ser acessado na seta ao lado da publicação.

Após uma série de escândalos de privacidade, o Facebook precisa reconquistar a confiança dos usuários, enquanto se prepara para lançar um único serviço de mensagens que combina os chats do Facebook, WhatsApp e Instagram, que pode torná-lo ainda mais importante para a comunicação dos usuários.

O novo recurso do feed de notícias mostrará aos usuários os dados que os conectam a um tipo específico de postagem, por exemplo, que eles são amigos de quem postou e que deram mais likes em seus posts do que outros, comentaram com frequência neste tipo de postagem antes, ou que a postagem é popular entre usuários com os mesmos interesses.

O recurso irá detalhar algumas das interações que levam o algoritmo a chegar a sua conclusão, disse ele, embora não mostre todos os milhares de dados que influenciam a decisão.