Facebook realiza mudanças para encorajar uso de games
Além das iniciativas de design, a companhia também criou uma divisão na sede, em Palo Alto, na Califórnia, voltada exclusivamente a jogos sociais
Como parte dos esforços do Facebook na otimização de sua plataforma como canal de distribuição de jogos sociais, a companhia anunciou através de seu blog oficial algumas implementações, que devem encorajar o uso de games em seu ambiente. Uma das mudanças é a atualização das categorias. A partir de agora, os jogos estão divididos nas seguintes classes: ação e arcade, aventura, tabuleiro, cartas, cassino, família, quebra-cabeça, simulação, esportes, estratégia, trivia e palavras.
A área de favoritos, que aparece à direita quando um aplicativo está sendo executado, também passou de cinco para seis destaques. Segundo Namita Gupta, autora do post no blog do Facebook, essa mudança aumentou em até 20% as referências a jogos na plataforma.
A empresa também juntou em um único painel os aplicativos e games. A atualização permitirá aos usuários ter acesso a todos os convites e notificações em uma única página, além de destacar novos apps e jogos. Os convites dos amigos serão fixados no topo do painel e a seção de “top apps” mostrará as aplicações e games mais populares entre a comunidade.
Para encorajar os usuários a jogarem utilizando o celular, o Facebook começou a testar notificações de games em sua versão móvel. A ideia é aumentar o tráfego a partir de um smartphone. Tanto os jogadores quanto não jogadores terão acesso às notificações e à lista de games mais populares entre os amigos.
E isso não é só. O Facebook criou também uma divisão exclusiva voltada a games em sua sede, em Palo Alto, através da qual serão criados tutorias para desenvolvedores. Esse material trará as melhores práticas para os canais sociais e também dicas e estratégias para monetizar os projetos usando a plataforma.