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Facebook negocia compra da BlackBerry

Objetivo de Zuckerberg seria aumentar participação da rede no setor mobile a partir da fabricação de um smartphone próprio

Por Da Redação
29 out 2013, 18h40

Executivos da canadense BlackBerry viajaram para a Califórnia, nos Estados Unidos, para se encontrar com executivos do Facebook e discutir uma oferta de aquisição. Segundo o periódico econômico The Wall Street Journal, a reunião entre rede social e fabricante de celulares ocorreu na última semana.

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As companhias não confirmam a negociação, mas o encontro reforça a especulação de que o Facebook tem planos de lançar o seu próprio smartphone. A rede social tem investido em mobilidade nos últimos anos. Quase metade das vendas realizadas a partir de publicidade dentro do serviço foi em dispositivos móveis.

A compra da BlackBerry representaria um avanço para a companhia de Mark Zuckerberg, que depende de empresas como Apple e Samsung para “distribuir” seu produto em smartphones e tablets. Como fabricante, cuja experiência vem do setor de hardware, o Facebook poderia vender um produto personalizado diretamente a seus consumidores.

Zuckerberg, CEO do Facebook, tem negado publicamente planos de lançar um smartphone. Em algumas ocasiões, o executivo chegou a declarar que uma aquisição como essa seria uma estratégia errônea por parte da companhia. Como alternativa, a empresa anunciou em abril o Facebook Home, recurso que permite interação com amigos da rede social a partir de um único clique na tela principal de um smartphone. Na época, o serviço fechou parcerias com as fabricantes HTC e Samsung.

O valor de mercado da BlackBerry é de aproximadamente 2,6 bilhões de dólares e a empresa canadense não acumula dívidas. Em um cenário de compra, o Facebook seria beneficiado pelas patentes que hoje pertencem à fabricante. Entre suas propriedades intelectuais estão tecnologias de segurança em rede e componentes para smarphones. Só as patentes da empresa valem mais de 2 bilhões de dólares, segundo analistas.

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A empresa também deu uma nova roupagem ao comunicador BlackBerry Messenger, que ganhou versões para Android e iOS. De acordo com a companhia, o número de usuários do serviço em ambos os sistemas operacionais supera a marca dos 20 milhões.

O Facebook não é a primeira empresa do setor de tecnologia a ‘flertar’ com a BlackBerry. Em reportagem publicada no ‘WSJ’ no começo de outubro, a chinesa Lenovo demonstrou interesse em adquirir a marca.

Criada em 1998, a empresa já foi conhecida como a principal fabricante de smartphones do planeta, chegando a valer mais de 100 bilhões de dólares em 2007. Apesar do sucesso no setor corporativo, ela não teve fôlego para acompanhar a demanda dos usuários em geral por aparelhos mais acessíveis e inovadores.

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