Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Facebook muda algoritmo — e fica mais parecido com Twitter

Empresa faz reformulações no modo como conteúdos serão exibidos na rede

Por Da Redação
18 set 2014, 21h30

O Facebook anunciou nesta quarta-feira mudanças no modo como os conteúdos serão exibidos na rede social. Nos próximos dias, a relevância das fotos, textos e vídeos publicados por seus usuários será definida por dois novos critérios: a presença do assunto entre os tópicos mais comentados na rede – área conhecida como Trending Topics -, e a quantidade de comentários e de ‘curtidas’ que um conteúdo recebe nos primeiros minutos em que ele foi publicado. Não há informações relativas de quando os brasileiros serão impactados com as reformulações.

Leia mais:

Drag queens querem usar ‘nome social’ no Facebook

Recurso cria “atalho” para controle de privacidade no Facebook

O acréscimo desses critérios no peso da visualização de um conteúdo é um pedido antigo de seus usuários – principalmente aqueles que acessam o serviço por meio de dispositivos móveis: muitos criticam a rede pela insistência do destaque a publicações antigas, que permanecem por horas (ou dias) na linha do tempo. Segundo o Facebook, os testes realizados previamente com um grupo específico de usuários renderam acréscimo de 6% no engajamento dos usuários com os conteúdos – entenda-se aqui curtir, compartilhar ou clicar nos posts publicados na rede.

Continua após a publicidade

Leia mais:

O plano do Facebook para conectar o mundo inteiro

Cientistas criam programa de computador que identifica emoções

“Jovens continuam curtindo o Facebook”

Continua após a publicidade

O capítulo de privilegiar assuntos mais populares revela, mais uma vez, uma batalha inusitada dos dois gigantes digitais: a de copiar um ao outro. Assim, os adversários emulam modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos usuários do oponente. Foi assim com o uso da hashtag, popularizado pelo Twitter e, posteriormente, incorporado ao Facebook; foi assim também com os perfis de personalidades e páginas de marcas, que receberam, em 2010, um selo de autenticidade do Twitter para atestar que um perfil, de fato, é administrado por seu titular de direito. A funcionalidade, posteriormente, foi reproduzida na maior rede social do planeta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.