Facebook muda algoritmo — e fica mais parecido com Twitter
Empresa faz reformulações no modo como conteúdos serão exibidos na rede
Por Da Redação
18 set 2014, 21h30
O Facebook anunciou nesta quarta-feira mudanças no modo como os conteúdos serão exibidos na rede social. Nos próximos dias, a relevância das fotos, textos e vídeos publicados por seus usuários será definida por dois novos critérios: a presença do assunto entre os tópicos mais comentados na rede – área conhecida como Trending Topics -, e a quantidade de comentários e de ‘curtidas’ que um conteúdo recebe nos primeiros minutos em que ele foi publicado. Não há informações relativas de quando os brasileiros serão impactados com as reformulações.
O acréscimo desses critérios no peso da visualização de um conteúdo é um pedido antigo de seus usuários – principalmente aqueles que acessam o serviço por meio de dispositivos móveis: muitos criticam a rede pela insistência do destaque a publicações antigas, que permanecem por horas (ou dias) na linha do tempo. Segundo o Facebook, os testes realizados previamente com um grupo específico de usuários renderam acréscimo de 6% no engajamento dos usuários com os conteúdos – entenda-se aqui curtir, compartilhar ou clicar nos posts publicados na rede.
O capítulo de privilegiar assuntos mais populares revela, mais uma vez, uma batalha inusitada dos dois gigantes digitais: a de copiar um ao outro. Assim, os adversários emulam modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos usuários do oponente. Foi assim com o uso da hashtag, popularizado pelo Twitter e, posteriormente, incorporado ao Facebook; foi assim também com os perfis de personalidades e páginas de marcas, que receberam, em 2010, um selo de autenticidade do Twitter para atestar que um perfil, de fato, é administrado por seu titular de direito. A funcionalidade, posteriormente, foi reproduzida na maior rede social do planeta.
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de R$ 2,00/semana*
ou
Impressa + Digital
Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de R$ 39,90/mês
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.