Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Facebook lança novo recurso para compartilhar localização com amigos

Usuários precisam habilitar nova ferramenta, que tem o objetivo de promover encontros entre amigos da rede social

Por Da Redação - 17 abr 2014, 19h59

O Facebook anunciou nesta quinta-feira um novo recurso que, quando habilitado, permite receber notificações de amigos que estão em locais próximos. Chamado de ‘Amigos Próximos’, ele mostra aos amigos a localização aproximada do usuário, e vice-versa, além de compartilhar a localização exata por um período limitado de tempo. O recurso será integrado ao app do Facebook para iOS e Android nas próximas semanas.

Leia também:

23snaps, o ‘Facebook para pais’, chega ao Brasil

Facebook quer oferecer serviços financeiros on-line

Publicidade

O novo recurso foi desenvolvido pela equipe do Glancee, startup que criou um app para compartilhar geolocalização e foi adquirida pelo Facebook em 2012. Com a integração da tecnologia ao Facebook, os usuários do iPhone e Android poderão ver uma lista de amigos na mesma região. Quando estiverem a uma distância pequena de um deles, o usuário verá a localização exata da pessoa em um mapa por meio do aplicativo do Facebook.

O localizador não funciona se o usuário não habilitá-lo por meio das configurações. Isso significa que, se o usuário ignorar o novo recurso, sua localização não será compartilhada com ninguém por meio da rede social. Da mesma forma, o usuário não receberá notificações sobre a localização de seus amigos, quando eles estiverem em algum lugar próximo. É possível selecionar apenas um grupo de amigos para compartilhar a localização.

A ferramenta ‘Amigos Próximos’ também permite que o usuário acompanhe a localização de amigos que estão viajando, por meio da página do perfil. Isso significa que, ao ver o amigo em um determinado bairro da cidade que está visitando, possa enviar sugestões de lugares para conhecer, em tempo real. O novo recurso exige que o GPS fique ligado o tempo todo, o que pode fazer a bateria do smartphone acabar mais rápido.

Publicidade