Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook lança aplicativo de fotos Moments

O programa agrega imagens tiradas por várias pessoas em eventos específicos e identifica cada indivíduo presente por um algoritmo de reconhecimento facial

Na última segunda-feira, 15, o Facebook apresentou o aplicativo de fotos Moments. A principal diferença entre este e tantos outros programas de compartilhamento de imagens é que a rede social promete enviar as fotografias de momentos especiais sem que as pessoas tenham que se dar ao trabalho de pedir por elas.

O aplicativo usa algoritmos para reunir as fotos de acordo com o local onde foram tiradas, cria pastas específicas para cada evento e faz marcações em quem esteve presente, utilizando para isso a mesma tecnologia de identificação facial do site do Facebook. Depois disso, o usuário decide enviar as fotos, de modo particular, aos seus amigos, ou publicá-la a todos em redes sociais. Quem for marcado pode acrescentar retratos ou se encontrar nas fotografias já compartilhadas.

Leia também:

Facebook libera o uso de GIFs em postagens e comentários

Os 12 aplicativos do ano, segundo a Apple

Depois de receber as imagens é possível manter o álbum no aplicativo e revê-lo a qualquer momento. O usuário pode também buscar pelas fotos em que foi marcado ou pelo nome de pessoas específicas. O aplicativo sempre pergunta ao usuário se ele prefere compartilhar as imagens com um único amigo ou com um grupo e, quando não consegue definir quem é quem, pede que se preencha os espaços que ficaram em branco. Além disso, o aplicativo permite que as fotos sejam postadas diretamente nas redes sociais, como o próprio Facebook e o Instagram.

O Moments fez com que voltassem críticas ao Facebook, acusado por parte dos usuários de ser muito abusivo na coleta de dados pessoais. Por exemplo, é adequado expor a presença de uma pessoa em uma festa? E se esse indivíduo foi ao evento de forma discreta, sem que, por exemplo, seus pais, filhos ou parceiro saibam? De qualquer forma, o app já tem chamado a atenção (e usuários).

(Da redação)