Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Facebook diminuirá exibição de conteúdo político no Brasil

Medida faz parte de um teste que acontecerá em mais dois países nesta semana

Por Sabrina Brito Atualizado em 12 mar 2021, 16h03 - Publicado em 10 fev 2021, 11h48

Nesta quarta-feira, o Facebook anunciou que reduzirá a exibição de posts de teor político para uma pequena parcela dos usuários brasileiros. A medida também será colocada em prática na Indonésia e no Canadá a partir desta semana. Há planos de incluir os Estados Unidos nessa lista em breve.

O objetivo da rede social com esse teste é explorar as formas de apresentar conteúdo político às pessoas que usam a plataforma. De acordo com uma fala de Mark Zuckerberg na semana passada, uma das principais reclamações dos usuários é a de que política e brigas ligadas ao extremismo têm afastado os indivíduos de sua experiência normal no Facebook — o que a empresa busca remediar.

De acordo com a plataforma, conteúdo político representa somente 6% do que as pessoas veem no Facebook nos Estados Unidos. Durante o teste, uma tecnologia baseada em machine learning será responsável por detectar os posts de teor político, que terão a distribuição reduzida no feed dos usuários selecionados.

A ideia é, depois do experimento, perguntar aos usuários afetados pela mudança sobre sua experiência com a mídia menos politizada. Mas isso não quer dizer, é claro, que temas políticos desaparecerão completamente — trata-se apenas de um teste pensado para agradar os usuários e evitar que as pessoas deixem de acessar a rede com medo de serem bombardeadas por política.

Leia também:

Continua após a publicidade

Publicidade