Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook anuncia serviço de compartilhamento de música

Durante conferência anual da empresa, Mark Zuckerberg apresenta também a 'Linha do Tempo', conceito que altera o perfil de usuário

Mark Zuckerberg, o criador e CEO do Facebook, subiu ao palco do San Francisco Design Center, na cidade de São Francisco, na Califórnia, na tarde desta quinta-feira, para apresentar a F8, conferência anual da empresa. A expectativa era que fossem anunciados recursos que melhorassem a experiência dos usuários em rede. Foi o que aconteceu.

Leia também:

Leia também: Usuários reclamam de mudanças visuais no Facebook

O empreendedor de 27 anos revelou uma mudança relevante nos perfis de mais de 800 milhões de cadastrados, reformulados com a criação do recurso “Linha do Tempo” (imagem abaixo), além de uma ferramenta de compartilhamento de áudio e vídeo. As novidades estarão disponíveis nas próximas semanas.

Novo visual do perfil do usuário do Facebook Novo visual do perfil do usuário do Facebook

Novo visual do perfil do usuário do Facebook (/)

Pela “Linha do Tempo” (Timeline), todo o conteúdo postado por usuários na rede será disposto em ordem cronológica, como sugere o nome do recurso. O mesmo vale para os aplicativos usados por ele. O objetivo é incentivar o cadastrado a adicionar informações sobre eventos passados, como registros de infância. “A linha do tempo poderá mostrar sua história”, afirmou Zuckerberg na apresentação.

Outra funcionalidade que pode modificar o comportamento dos usuários é a atualização do Open Graph, plataforma que permite o compartilhamento de conteúdos com auxílio de serviços externos. Graças à parceria entre Facebook e outras doze empresas, os usuários poderão compartilhar vídeos e músicas via streaming a partir de contas de sites como Spotify, Hulu, Flixster, Netflix, DirectTV, Miso. “Será possível conectar tudo de qualquer maneira”, disse Zuckerberg. Os brasileiros, contudo, terão de esperar: as parcerias não valem para o Brasil.

O conceito do botão “Curtir”, com o qual os usuários expressam preferência por conteúdos postados na rede, será ampliado. Segundo Zuckerberg, a partir de agora, os cadastrados poderão contar com outros verbos para revelar suas ações dentro e fora do ambiente virtual. Exemplo disso é o uso das palavras “Assistir”, “Ler”, “Ouvir”, “Comer”, entre outras, como as quais os usuários poderão descrever suas tarefas e gostos.

Conheça o funcionento da Timeline:

Confira como vai ficar o compartilhamento de conteúdo: