Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Espanha prende três membros do grupo Anonymous

Detidos tinham atacado site da Polícia do país

Por Da Redação 10 jun 2011, 19h43

O Corpo Nacional de Polícia da Espanha anunciou nesta sexta-feira a prisão de três membros do grupo Anonymous, uma organização informal que coordena ataques virtuais a instituções públicas e privadas em vários países. Um computador usado para realizar as ações na internet foi encontrado na casa de um dos suspeitos.

Os três detidos tinham atacado, em maio, o site da Junta Eleitoral Central – órgão que administra as eleições na Espanha -, a página da União Central de Trabalhadores e o site da própria Polícia. De acordo com as autoridades, esta é a primeira operação policial realizada contra o grupo no país. Antes, só Estados Unidos e Grã-Bretanha haviam realizado ação semelhante. A dificuldade em deter membros do grupo é que eles adotam medidas para manter o anonimato.

Desde outubro do ano passado, a Brigada de Investigação Tecnológica da Polícia analisou milhares de conversas em salas de bate-papo na internet e páginas da web usadas pela organização de ativistas virtuais. Com as informações, os investigadores deduziram quem são as lideranças do grupo na Espanha e autorizou prisões em Barcelona, Valência e Almeria.

Publicidade