Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresa japonesa cria robô para conversar no escritório

O personagem de desenhos animados Doraemon ganhou uma versão robotizada no Japão. O aparelho lançado pela fabricante de brinquedos Bandai é capaz de conversar com seu dono, segundo informou o jornal Nikkei nesta segunda-feira.

Batizado de “Meu Doraemon”, o brinquedo custa 31.500 ienes (o equivalente a 641 reais) e fala mais de 1.300 frases. Ele foi projetado para caber numa mesa de escritório, de forma a poder interagir com o dono durante o dia todo. Por meio de seus sistemas de reconhecimento, ele reconhece a voz do proprietário e pode até mesmo manter contato visual com ele.

O robô também possui um relógio interno, o que possibilita que ele deseje “bom dia” ou “boa noite”, por exemplo. A invenção também tem sensores de temperatura e luz ambiente e é capaz de reclamar quando sofre maus tratos.

Tecnologia – Os robôs são cada vez mais comuns no Japão. Em março deste ano, os japoneses criaram uma modelo robô para participar de um desfile de moda. A HRP-4C possui 42 dispositivos que simulam os movimentos e expressões faciais.