Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

E3 – 2013: Xbox 360 por Xbox One, uma troca que vale a pena

Videogame custará 2.200 reais no Brasil, afirmou a Microsoft em anúncio oficial

Por Por Renata Honorato, de Los Angeles 15 jun 2013, 11h47
Novo Xbox One
Novo Xbox One VEJA

O Xbox One, que foi anunciado no final de maio, é o sucessor do Xbox 360, console da Microsoft. O aparelho será lançado em 21 países, em novembro, e custará nos Estados Unidos 499 dólares. No Brasil, o videogame será vendido por 2.200 reais. A reportagem de VEJA testou o novo dispositivo.

Leia também:

E3 – 2013: VEJA testa o PlayStation 4

E3 – 2013: meta da Sony é oferecer PlayStation 4 a 399 dólares no Brasil, diz executivo

Diferente do PlayStation 4, que aposta nos games como seu principal diferencial, o Xbox One é assumidamente uma plataforma multimídia. Durante a E3, maior feira de games do mundo realizada em Los Angeles, não só os jogos para o aparelho foram exibidos, como também recursos para a reprodução de filmes e programas de TV.

O One será vendido com o Kinect, que recebeu muitos recursos nesta nova geração. O sensor de movimento está mais aguçado e capta as expressões faciais, a força aplicada ao dar um passo e até os batimentos cardíacos do jogador. A ideia é tornar a experiência dos usuários ainda mais realista, principalmente em jogos que incentivam a prática de exercícios físicos.

O joystick do One também ganhou nova roupagem nesta versão do console. O controle tem dois novos pontos de vibração, uma estratégia da Microsoft para aumentar a imersão do jogador. A companhia disponibilizou durante a feira testes técnicos no aparelho, que simularam o movimento de pneu, batimentos cardíacos e até tiros de uma arma.

O design do joystick agradou ao público, que chegou a elegê-lo pelos como melhor do que o tradicional DualShock da Sony. A razão está em seu design. O novo controle não possui mais o espaço traseiro para pilhas e bateria interna, e isso melhorou consideravelmente a sua ergonomia. Segurar o joystick da Microsoft ficou mais confortável para o jogador.

Continua após a publicidade

Alguns jogos para Xbox One podiam ser testados na E3; outros, contudo, eram exibidos apenas em salas fechadas, com a presença do produtor, que geralmente ficava disponível para tirar dúvidas sobre o game na sequência da apresentação. Uma das maiores promessas para o novo aparelho é o divertido Plants vs Zombies: Garden Warfare, considerado por muitos veículos especializados um dos melhores títulos da E3 2013.

Entre os games para Xbon One estão Ryse: Son of Rome, um jogo que recria combates romanos – e também imita sutilmente God of War, maior franquia da Sony -, Call of Duty: Ghosts, toda a série de esportes da Electronic Arts, entre outros.

Com todas essas melhorias, o Xbox One se tornou uma interessante plataforma para quem possui o Xbox 360 e deseja explorar a nova geração de consoles. Os donos de PlayStation 3, contudo, não precisam correr em direção às lojas para comprar o PS4. Por ora, os melhores jogos para o aparelho da Sony foram desenvolvidos para o sistema atual.

Microsoft apresenta o novo Xbox One durante evento em Redmond, Washington
Microsoft apresenta o novo Xbox One durante evento em Redmond, Washington VEJA

http://www.youtube.com/embed/TP_E6Bn6fWM
Especificações

O Xbox One terá 8 gigabites de RAM, rodará Blu-ray, terá 500 gigabites de HD, entrada HDMI e USB 3.0. Seu design é similar ao do console atual, bem como o joystick. O sensor de movimento Kinect, no entanto, sofreu grandes mudanças.

Novo Xbox One
Novo Xbox One VEJA

Joystick do novo Xbox One apresentado pela Microsoft durante evento em Redmond, Washington
Joystick do novo Xbox One apresentado pela Microsoft durante evento em Redmond, Washington VEJA

Microsoft apresenta o novo Xbox One durante evento em Redmond, Washington
Microsoft apresenta o novo Xbox One durante evento em Redmond, Washington VEJA

Detalhe do joystick do novo Xbox One apresentado pela Microsoft durante evento em Redmond, Washington
Detalhe do joystick do novo Xbox One apresentado pela Microsoft durante evento em Redmond, Washington VEJA

http://www.youtube.com/embed/r46D1lRpO1k
Exclusividade

Para brigar com a concorrência, a Microsoft vai apostar em grandes títulos. Forza Motorsports 5 será a primeira série exclusiva para a nova geração e estará disponível no lançamento do Xbox One. Quantum Break, dos produtores de Alan Wake, é mais um jogo inédito para a plataforma. Segundo a companhia, 15 games estão em desenvolvimento para o One. Desse total, oito serão exclusivos. 

Captura de tela de 'Halo 4'
Captura de tela de ‘Halo 4’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/_IK0j8E-c4s
Call of Duty: Ghosts

Call of Duty: Ghosts, da Activision, é um dos títulos mais importantes para o Xbox One e permitirá a personalização dos personagens. O jogo oferecerá conteúdo extra para os jogadores do console. Stephen Gaghan, dos filmes Syriana e Traffic, será o roteirista do título.

Joystick do novo Xbox One apresentado pela Microsoft durante evento em Redmond, Washington
Joystick do novo Xbox One apresentado pela Microsoft durante evento em Redmond, Washington VEJA
Continua após a publicidade
Publicidade