Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

E3-2013: Mais barato, PlayStation 4 nocauteia Xbox One

Console da Sony custará 399 dólares, rodará jogos usados e não exigirá conexão permanente à internet, dois pontos fracos do concorrente da Microsoft

A Sony apresentou na noite desta segunda-feira, no Los Angeles Memorial Sports, detalhes sobre seu novo sistema, o PlayStation 4. O videogame chega às lojas às vésperas no Natal, por 399 dólares, rodará jogos usados e não exigirá conexão permanente à internet. A companhia aproveitou para mostrar também lançamentos para seu atual sistema, o PlayStation 3.

Leia também:

E3 – 2013: Xbox One chega em novembro a 499 dólares

O novo console, cujo design lembra o primeiro modelo do PlayStation 2, será uma plataforma de entretenimento. O videogame servirá como gadget de distribuição para a Sony Pictures. Community e Breaking Bad estão entre os seriados disponíveis para o console, informou a companhia durante a coletiva.

Música e vídeos serão conteúdos importantes no novo videogame. Através do console, os usuários terão acesso a uma base de mais de 20 milhões de canções, segundo a Sony. Netflix, Amazon e Hulu são alguns dos serviços de vídeo sob demanda disponíveis no novo sistema. A ideia é reunir na em um mesmo dispositivo o melhor do esporte, da música, da TV e, claro, dos games.

Games – Com base na premissa “um aparelho para gamers”, a Sony explorou um pouco mais os títulos exclusivos da companhia. Entre os jogos anunciados para o console estão The Order 1886, Killzone Shadow Fall, Drive Club, Infamous Second Son, Knack, The Dark Sorcerer e The Witness, cujo lançamento será em 2014. Ao todo, garantiu a empresa japonesa, mais de 140 games estão em desenvolvimento para o PlayStation 4.

Leia também no site Kotaku

Brincando de racha em Need for Speed

O lado cinza das novidades da Sony

Pac-Man não convence como herói

Imagens do clima dessa edição da E3

Mario e sua turma juntos no Wii-U

Os jogos da conferência da Microsoft

Trailer de Watch Dogs vaza antes da E3

Já entre os títulos não exclusivos estão Assassin’s Creed IV: Black Flag, Watch Dogs – um jogo no qual a arma mais poderosa é o smartphone -, NBA 2k14, cuja apresentação foi feita, em vídeo, por LeBron James , jogador do Miami Heat, The Elder Scrolls Online e Mad Max.

Indie games – Entre as metas da Sony para esta nova geração está a missão de transformar o console em uma interessante plataforma de distribuição para jogos independentes. Entre os games do gênero confirmados para o PS4 estão Don’t Starve, Mercenary Kings, Dadliest Catch – Octodad, Super Ponchos, Ray’s the Dead, Outlast e New ‘n’Tasty!.

PlayStation 3 – O atual sistema da companhia não perdeu espaço em razão do novo console. Segundo a empresa, o videogame receberá ao longo deste ano grandes jogos como Last of US, Puppetter, Beyond Two Souls, Gran Turismo 6 e GTA V. Ironia do destino, ou não, o design de ambos os consoles é muito similar. A grande diferença, contudo, está nos títulos exclusivos, que cada fabricante faz questão de destacar do seu modo.

A Sony começou bem ao aproveitar as reclamações ao concorrente para melhorar o seu produto. A decisão de permitir ao console rodar jogos usados e não exigir conexão permanente à internet, dois pontos duramente criticados desde que o Xbox One, da Microsoft, foi anunciado, em maio, fez com que a companhia ganhasse a primeira batalha de uma guerra que ainda está para começar. O preço, 100 dólares a menos que o rival, foi apenas a cereja do bolo. O melhor ainda está por vir e o consumidor só tem a ganhar com essa briga.

Killzone: Shadow Fall

Desenvolvido pelo estúdio Guerilla Games, Killzone: Shadow Fall é o quarto game da franquia de tiro em primeira pessoa para a plataforma PlayStation.

DriveClub

Jogo de corrida ultrarrealista que promete levar para o PlayStation 4 todos os detalhes do universo do automobilismo. DriveClub está sendo desenvolvido pelo Evolution Studios.

Infamous: Second Son

Novo jogo da série Infamous, nascida no PlayStation 3, Second Son é um dos títulos exclusivos para a nova plataforma da Sony. O game futurista da Sucker Punch trata de um tema bem atual: privacidade.

The Witness

Puzzle poético desenvolvido por Jonathan Blow, criador de Braid, um dos mais importantes jogos independentes da atualidade.

Knack

Puzzle de ação e aventura desenvolvido pelo Japan Studios. Segundo Mark Cerny, responsável pela arquitetura do PlayStation 4, Knack é uma mistura de Crash Bandicoot, Katamari Damacy e God of War.

Deep Down

Título da Capcom para PlayStation 4. O jogo de fantasia é o primeiro desenvolvido a partir da engine Panta Rhei e promete gráficos ultrarrealistas.

Watch Dogs

Jogo da Ubisoft anunciado na E3 2012. O game, que também será lançado para PlayStation 3, tem como temática a invasão hacker. Seu enredo é baseado em crimes digitais e explora a fragilidade dos sistemas informatizados.

Diablo III

Uma das franquias mais famosas dos PCs desembarca na plataforma PlayStation 4. Segundo a Blizzard, a versão para console do game também será lançada para PlayStation 3.

Destiny

Jogo de tiro em primeira pessoa da Bungie, criadora da série Halo. O título também será lançado para PlayStation 3 e Xbox 360.

Final Fantasy: Agni’s Philosophy

A Square Enix não deu detalhes sobre o jogo e adiantou que todas as informações serão divulgadas para o público durante a E3, que acontece em junho, em Los Angeles.