Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dispositivo do tamanho do iPhone avalia saúde dos músculos

Aparelho construído a partir do financiamento coletivo mede nível de gordura do usuário

Levar uma vida mais saudável e praticar exercícios físicos sempre estão entre as resoluções mais populares de ano novo. De olho nessas promessas, a empresa Skulpt abriu uma campanha no Indiegogo, plataforma de crowdfunding nos modelos de Kickstarter, para o desenvolvimento de um dispositivo com recurso de Bluetooth capaz de avaliar a saúde dos músculos. A Skulpt arrecadou 298.000 dólares e falou sobre o dispositivo pela primeira vez na CES, feira dedicada às inovações tecnológicas, que acontece em Las Vegas até sexta-feira.

Leia também:

CES: Android chegará aos carros até o fim de 2014

O aparelho chamado Aim é menor do que um iPhone. Quando pressionado sobre a pele, o dispositivo consegue, a partir de impulsos elétricos, apontar qual a porcentagem de gordura – e, consequentemente, a saúde dos músculos do usuário (MQ ou média dos parâmetros força, resistência e definição). Quanto maior o MQ do usuário, mais saudável são seus bíceps, tríceps, abdómen e coxa.

O dispositivo permite o registro dos dados de gordura corporal, a inclusão de metas ou ainda o compartilhamento de informações com outros usuários do aparelho. Nos Estados Unidos, o gadget vai custar 149 dólares e a pré-venda já foi aberta no site da Skulpt. O lançamento oficial do dispositivo começa em maio.

“As pessoas normalmente ganham peso quando começam a academia e ficam desmotivadas, quando na verdade estão perdendo gordura e ganhando músculos”, explicou Jose Bohorquez, CEO da Skulpt, às vésperas da CES. “O Aim resolve esse problema separando o músculo da gordura em diferentes partes do corpo. Ele mostra o progresso dos usuários.”

Confira no vídeo a seguir o funcionamento do Aim (em inglês):