Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dispo: app criado por youtuber pode ser nova febre das redes

Aplicativo permite somente a postagem de fotografias e proíbe edições; além disso, fotos demoram horas para serem publicadas

Por Sabrina Brito Atualizado em 12 mar 2021, 16h01 - Publicado em 18 fev 2021, 14h55

Há aproximadamente um ano, o youtuber David Dobrik criou o aplicativo Dispo, especializado na publicação de fotos. Embora tenha levado algum tempo para gerar burburinho, o app recentemente alcançou certo sucesso e se tornou tema de debates sobre o futuro das redes sociais.

O objetivo do Dispo é simples: imitar uma câmera descartável. Por isso, após tirar a foto que deseja postar, o usuário precisa esperar algumas horas até que ela seja “revelada” e de fato publicada. A ideia por trás desse mecanismo é permitir que os adeptos da nova rede registrem o momento nas redes sociais sem deixar de vivê-lo no instante que se segue ao clique, como muitas vezes acontece quando paramos para postar algo nas redes.

Além disso, o aplicativo não disponibiliza filtros, edições ou a possibilidade de acrescentar legendas às fotos. Todas as imagens publicadas ganham um aspecto retrô, parecido com o das antigas fotos descartáveis (é daí, aliás, que vem o nome da rede – Disposable, em inglês, quer dizer descartável; Dispo é uma abreviação).

Por enquanto, o app está na fase de testes, e conta com “apenas” dez mil usuários. Mas poucos adeptos não significa pouco dinheiro. De acordo com estimativas, o Dispo vale cerca de cem milhões de dólares.

Um dos principais motivos pelos quais o Dispo tem sido tão comentado é o fato de que, diferentemente de Facebook, Instagram e Twitter, o aplicativo oferece uma interface mais “clean” e tenta desviar de problemas como o FOMO (fear of missing out, ou seja, o medo de perder alguma novidade importante nos poucos momentos que se passa offline) ao criar mecanismos como o atraso na publicação das fotos e a impossibilidade de se editar os registros.

Continua após a publicidade

Ao lado do Clubhouse, rede social lançada no ano passado que funciona com base apenas em áudios (sem fotos, vídeos ou textos), o Dispo tem a meta de servir de opção mais saudável e orgânica aos internautas fãs de mídias sociais. Assim como esse outro aplicativo, a rede social de David Dobrik permite apenas a entrada de indivíduos convidados.

Em se tratando de ambos, resta agora esperar para ver se a nova tendência de apps vingará ou se o que vemos não passa de uma onda passageira.

Leia também:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.