Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma participa da abertura da maior feira de tecnologia do mundo

A CeBIT, que acontece em Hannover, na Alemanha, considerada a maior feira de tecnologia e comunicação do mundo, foi inaugurada nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff e pela chanceler alemã, Angela Merkel, com discursos que oscilaram entre a confiança nas perspectivas econômicas do setor e a preocupação com a segurança da informação na internet – tema central do evento. “As empresas que recorrem à internet precisam estar seguras do que vai acontecer com seus dados, por isso a confiança é fundamental”, disse Merkel.

Dilma aproveitou o palanque para falar sobre o crescimento do número de internautas no país, incluindo representantes das classes menos favorecidas. “A tecnologia informática mudou radicalmente a forma de comunicar-nos, as possibilidades de formação abriram muitos horizontes. Essa bênção não pode ser privilégio de poucos e reforçar as diferenças que já existem”, disse a presidente ao apontar que existem planos para a abertura do acesso à internet para a maioria dos 192 milhões de habitantes do país.

“Como parte da luta contra a pobreza procuramos abrir um acesso geral a essas tecnologias”, acrescentou. Além disso, para os próximos anos, Dilma afirmou que espera uma modernização das conexões de internet e de toda a infraestrutura informática visando à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Também durante a abertura do CeBIT o presidente do Conselho de Administração do Google, Eric Schmidt, relegou o tema econômico para segundo plano e preferiu invocar uma utopia na qual, graças à democratização da informação através da rede, “todos seremos mais iguais.”

Como convidado especial de 2012, o Brasil representa para a CeBIT, que termina no próximo sábado, um dos mercados mais promissores para o setor informático, tanto por seus números atuais como por seu potencial de crescimento.

(Com EFE)