Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dia da Mentira na web tem viral de 1911 e e-mail corporal

Gmail, Orkut, YouTube e LinkedIn espalham pegadinhas na internet

Gigantes da tecnologia aproveitaram o tradicional Dia da Mentira para anunciar falsos produtos e recursos nesta sexta-feira, 1º de abril.

O Google divulgou uma nova ferramenta chamada Gmail Motion. Através dela os usuários podem escrever ou responder e-mails com simples movimentos do corpo. Para dar credibilidade à mentira, a companhia divulgou um vídeo, apresentado por um suposto funcionário da empresa, que explica exatamente como o serviço funciona. Piada, é claro.

Como todos os anos, as brincadeiras de 1º de abril do Google se espalham por todas as divisões da empresa. O blog oficial da companhia anunciou uma vaga de emprego para um posto curioso: adivinho. O candidato, detalha o anúncio, precisa intuir, por meio de uma palavra, o que um usuário procura na internet e completar a busca.

E as piadas continuam. Qualquer internauta que buscar no Google informações sobre as fontes tipográficas Comic Sans e Helvetica serão surpreendidos com a transformação imediata de todos os caracteres da página de resultados.

Já o YouTube aproveitou o Dia da Mentira para divulgar uma lista de vídeos virais de… 1911. Assista ao vídeo (em inglês):

O LinkedIn, rede social de relacionamentos profissionais, também explorou o 1º de abril com humor. Todo usuário que clicar na opção “Pessoas que talvez você conheça” encontrará sugestões de contatos como Mágico de Oz, Sherlock Holmes, Ernest Hemingway, Robin Hood, Albert Einstein, entre outros.

O Orkut, rede social do Google, foi longe na mentira. O site criou uma página do que seria o Earkut, um gadget para ser usado na orelha, como um brinco, que esquenta quando uma mensagem é recebida na rede social. O produto ganhou página oficial e até fórum.