Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dez memes inspirados em Mussum, morto há 20 anos

Conteúdos que utilizam o humor quase ingênuo do comediante de Os Trapalhões são compartilhados diariamente nas redes sociais

Há exatos vinte anos morria Mussum. A memória e o tipo de humor do comediante Antônio Carlos Bernardo Gomes, contudo, estão vivíssimos na internet graças a milhares de memes inspirados no personagem de Os Trapalhões e compartilhados diariamente nas redes sociais.

Leia também:

“Mussum forévis” e o Brasil que não existe mais

Em livro que chegou às livrarias recentemente, o jornalista Juliano Barreto tenta explicar a razão da permanência do humor aparentemente inocente do comediante na web. As piadas do trapalhão começaram a ser compartilhadas em sites como o Orkut, em meados de 2005, e migraram em seguida para outras redes sociais.

“Foi na época do Orkut que os fã-clubes de Os Trapalhões se estabeleceram na internet. Os fãs usavam as comunidades para trocar experiências e vídeos do programa humorístico”, diz Barreto, autor de Mussum Forévis (Editora Leya, 432 páginas, 35 reais). O YouTube foi o passo seguinte. Muitos dos quadros gravados em VHS foram disponibilizados no site do Google em formato digital. Nesse momento, Mussum saiu da TV e foi definitivamente para a internet.

De acordo com o autor, os quadros estrelados por Mussum eram curtos porque o comediante tinha dificuldade em decorar textos longos. As piadas breves, aliadas ao carisma do personagem, formaram a combinação perfeita para a viralização.

O hábito que o trapalhão tinha de colocar todas as palavras no plural e fazer caras e bocas ao contar uma piada contribuiu para a cultura do remix e da colagem que impera na internet. “Todo mundo entende, adapta e compartilha suas brincadeiras. O sucesso que o comediante fez na TV nas décadas de 1970, 1980 e 1990 agora está sendo resgato na web”, diz Barreto. Confira a seguir alguns memes inspirados no Mussum que fazem sucesso nas redes sociais: