Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

De música a geografia: seis alternativas em português para fãs de Wordle

Inspiradas no popular game de adivinhação de palavra, versões expandem a ideia original do engenheiro Josh Wardle e oferecem desafios temáticos

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 fev 2022, 11h22

Fenômeno de popularidade na internet, o game Wordle, criado pelo engenheiro Josh Wardle e comprado pelo jornal americano The New York Times, desafia os jogadores a adivinhar uma única palavra por dia em seis tentativas. Um sistema de cores indica quando eles acertaram a letra e a posição na palavra. E a possibilidade de compartilhar o resultado nas redes sociais amplificou seu potencial.

Nos últimos dois meses, dezenas de clones e versões inspiradas no Wordle original pipocaram pela internet. Há de tudo, de traduções para o português a adivinhações temáticas, com foco em música, estádios de futebol, geografia…

Para quem não aguenta esperar um dia inteiro pela nova palavra, preparamos seis alternativas que vão testar seus conhecimentos:

Term.ooo

Continua após a publicidade
Termo
Termo, a versão em português do Wordle – (Captura de tela/Reprodução)

A versão mais conhecida em português, criada pelo engenheiro Fernando Serboncini. O modelo é exatamente igual ao Wordle: é preciso adivinhar uma nova palavra em seis tentativas. Não valem nomes próprios e países. Ao menos 175 mil pessoas jogam a versão todos os dias.

Letreco

Letreco
Letreco, outra variação do Wordle em português – (Captura de tela/Reprodução)

Também segue a mesma linha do Wordle. Só oferece a possibilidade de adivinhar uma única palavra de cinco letras por dia. Para quem já descobriu o Termo e está em busca de um novo desafio.

Wordlegame

Continua após a publicidade
Wordlegame
O Wordlegame permite palavras maiores que cinco letras e está disponível em várias línguas – (Captura de tela/Reprodução)

Apesar do nome, dá para jogar em português. O visual e o sistema também são idênticos à inspiração original, mas a grande sacada dos desenvolvedores foi incluir palavras de tamanhos diferentes. Basta escolher entre quatro a onze letras e testar seu vocabulário.

Estádi.ooo

Continua após a publicidade
Estadi.ooo
Tela do Estadi.ooo – (Captura de tela/Reprodução)

Aqui, o modelo começa a ficar diferente. Todos os dias, uma imagem de satélite de algum estádio brasileiro é exibida, junto com uma única dica. O jogador tem cinco chances para acertar. A criação do jornalista Rodrigo Menegat está atualmente na primeira “temporada”. Em suas redes, ele diz que já está pensando na próxima.

Worldle

Continua após a publicidade
NOVA MANIA - O jogo no smartphone: o passatempo atraiu 300 000 usuários no mundo com apenas um enigma por dia -
NOVA MANIA - O Wordle no smartphone: o passatempo atraiu 300 000 usuários no mundo com apenas um enigma por dia – (Alexi Rosenfeld/Getty Images)

Para os fãs de geografia. O jogo exibe apenas o contorno de um país, e é preciso sair chutando. Cada tentativa errada mostra o quão longe o palpite está do país original, em quilômetros, junto com uma seta apontando para a direção correta. O nome dos países não está em português, mas basta digitar o começo do nome que o próprio sistema abre a lista completa.

Musicle

Continua após a publicidade
Musicle
O Musicle na tela do celular – (AGiannini/Reprodução)

O formato é mais distante do Wordle original, mas também se trata de um jogo de adivinhação. O publicitário Adriano Brandão bolou um formato em que o jogador ouve um trechinho de uma canção e precisa acertar artista e disco, entre quatro opções diferentes. O mais interessante é que dá para escolher entre diversos gêneros, de rock a jazz, de trilhas de cinema a heavy metal.

E para quem se sentir mais aventureiro e domina o inglês, há ainda uma infinidade de versões temáticas, todas em inglês, dedicadas a temas específicos. Há duas apenas com palavras relacionadas aos universos de Star Wars e Senhor dos Anéis, ou apenas com termos usados na música.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.