Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Curiosidade, sentimento dominante entre leitores em dia de asteroide e meteorito

Percepção é de usuários do Facebook. No Twitter, foram publicadas 56.000 mensagens entre 13h e 18h, pouco em relação a outros acontecimentos

Parte das atenções dos usuários das redes sociais esteve voltada para o céu nesta quinta-feira, graças à passagem do asteroide 2012 DA14 pela vizinhança da Terra – especialistas previram que, às 17h24, ele estaria a apenas 27.700 quilômetros do nosso planeta – e pela queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk, na Rússia. Os fenômenos não estão relacionados segundo especialistas.

Leia também:

Leia também: Qual a diferença entre meteoro, meteorito e asteroide?

VEJA publicou uma enquete no Facebook, procurando captar o sentimento dos leitores em relação aos dois acontecimentos. Participaram, até as 18h, 251 leitores. A “curiosidade” prevaleceu. Confira abaixo o resultado, no formato de uma nuvem de tags: as palavras apresentadas em letras maiores foram mais votadas.

No Twitter, segundo dados coletados na plataforma de monitoramento Scup, mais de 56.000 tuítes relativos aos dois assuntos foram publicados em inglês e em português no microblog entre 13h e 18h (no horário de Brasília). Cerca de 70% das menções foram relativas ao asteroide, ficando o restante com o meteorito.

Apesar de numerosas, as menções ao asteroide e ao meteorito ficaram muito abaixo das registradas em outros eventos de grande repercussão. No dia da tragédia de Santa Maria, por exemplo, no último dia 27, foram publicadas mais de 3,7 milhões de mensagens, considerando-se o período de 24 horas.