Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crackers atacam sistema de distribuição de água nos EUA

FBI e Departamento de Segurança Interna investigam o episódio

O governo americano investiga um ataque cracker realizado contra uma empresa de distribuição de água nos Estados Unidos. O grupo teria destruído uma bomba usada para canalizar a água para milhares de casas no estado de Illinois. O FBI e o Departamento de Segurança Interna apuram o episódio e buscam os culpados pelo ciberataque.

O incidente ocorreu no último dia 8 e foi considerado um dos primeiros ataques digitais à infraestrutura de serviços básicos do país. De acordo com um especialista em segurança, o sistema do centro de distribuição foi acessado através de uma senha possivelmente roubada da empresa de software contratada para controlar o sistema industrial.

Apesar da ação, o Departamento de Segurança Interna informou que, até o momento, não há informações sobre novos ataques a serviços básicos. Além disso, o órgão garantiu que não há riscos de abastecimento de água.

O alvo do ataque pode estar nos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), geralmente utilizados por companhias de distribuição. No passado, esses mesmos sistemas já haviam sido infectados pelo vírus Stuxnet, desenvolvido originalmente para atacar infraestruturas industriais nucleares do Irã.

Segundo as primeiras investigações, o endereço de rede através do qual o ataque foi realizado foi traçada a partir da Rússia.