Clique e assine a partir de 9,90/mês

Coronavírus: vídeo mostra drone advertindo chineses que não usam máscara

Seria uma estratégia de vigilância do governo, afim de conter o surto da doença?

Por Da Redação - Atualizado em 31 Jan 2020, 16h11 - Publicado em 31 Jan 2020, 16h09

Um vídeo, de origem chinesa e gravado em pleno surto de coronavírus, viralizado na quinta-feira (30), mostra uma cena digna do clássico de ficção cientifica 1984, de George Orwel (1903–1950). Uma idosa caminha em espaço aberto quando, de repente, percebe uma voz vinda do céu que anuncia: “Sim, tia. Isso é um drone falando com você. Você não deveria andar por ai sem usar máscara. É melhor você voltar para casa e não se esquecer de lavar as mãos”. As cenas continuam com outras aparições do dispositivo seguindo transeuntes que andam distraídos e sem máscara de proteção.

Logo, imaginou-se que se tratava de uma ação do governo. A constatação, sobretudo, apoiada pelos constantes investimentos do partido comunista em tecnologia para vigiar os cidadãos.

Continua após a publicidade

Mas não se trata disso. Na verdade, é uma brincadeira de uma especie de”youtuber” chinês, o Guo Junjie, que possui 200 mil fãs. Ele aproveitou a volta pra casa, depois de ir aos festivais do ano novo chinês, e usou o drone para pregar a peça nos moradores da cidade de Baimiaozi, na Mongólia. Segundo a rede de notícias estatal Beijing News, o vídeo também foi uma tentativa de levar o alerta para que idosos sejam lembrados das recomendações de higiene durante o surto de coronavírus.

Publicidade