Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com novo protótipo, Sony estuda entrar no mercado de carros elétricos

Dois anos após apresentar o sedã Vision S, a empresa japonesa mostra o SUV Vision S 02 na CES 2022

Por Da Redação Atualizado em 5 jan 2022, 13h58 - Publicado em 5 jan 2022, 13h40

Na abertura da CES 2022, a tradicional feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas e retornou ao formato presencial após dois anos, a Sony apresentou um novo protótipo de carro elétrico: o SUV Vision S 02, de sete lugares. Não é o primeiro modelo que a empresa japonesa criou. Em 2020, mostrou ao mundo o sedã Vision-S. Na ocasião, disse que não pretendia entrar no mercado de veículos elétricos. Agora, a resposta mudou e a Sony admite que está estudando a produção comercial desses carros.

O novo modelo tem 40 sensores, entre radares, ultrassônicos e câmeras, que oferecem uma série de opções ao motorista, de troca de pista e estacionamento autônomo a piloto automático e sensores de fadiga e leitura labial, capazes de identificar os comandos de voz em meio ao barulho. Testes com a função de direção autônoma também foram feitos, mas ainda estão distantes de uma aplicação comercial em larga escala.

O interior do O Vision-S02, SUV elétrico de sete lugares da Sony -
O interior do O Vision-S02, SUV elétrico de sete lugares da Sony (Sony/Divulgação)

Embora não tenha nenhuma experiência na fabricação de carros, elétricos ou não, a Sony firmou parcerias com empresas que são referência no setor automobilístico, como a Bosch, a Continental AG (que fabrica pneus e peças), a Magna International (que fornece componentes para BMW, Mercedes e Tesla, entre outros), e a Benteler (produtora de tecnologia automotiva e componentes de aço). O que mostra que a intenção de entrar nesse mercado é séria.

A competição, no entanto, será ferrenha. Além das montadoras tradicionais, que passaram a desenvolver veículos elétricos, novas empresas também passaram a oferecer seus próprios modelos. A Tesla é a mais conhecida, mas está longe de ser a única. Uma de suas concorrentes diretas é a Rivian, que recebeu aporte da Amazon. Na China, há a BYD, aposta de Warren Buffet para dominar o mercado asiático. Fora do setor automobilístico, a Apple também pretende investir em EVs, mas seu projeto tem encontrado dificuldade para sair do papel. Até a Foxconn, conhecida por fabricar os iPhones, apresentou seus protótipos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.