Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa a Campus Party, maior encontro digital do país

Mais de 200.000 pessoas devem comparecer à edição neste ano; 5.500 campuseiros acamparão no Anhembi até o próximo sábado

A Campus Party, que começa nesta segunda-feira e termina no dia 12, reunirá em São Paulo 7.000 campuseiros (participantes pagantes que acompanharão as atividades dentro da arena). Ao longo dos sete dias de evento, ao menos 5.500 aficionados em tecnologia acamparão nas dependências do Anhembi, onde será realizada a feira. De acordo com a organização, cerca de 200.000 pessoas devem visitar a área gratuita ao longo do evento.

Leia mais:

Leia mais: O melhor da Campus Party

Durante a Campus Party 2012, treze convidados internacionais irão discorrer sobre temas da atualidade, como computação em nuvem, SOPA, empreendedorismo, mobilidade e gamificação. Entre os nomes confirmados estão Vince Gerardis, produtor da série televisiva Game of Thrones (baseada na série literária homônima); Michio Kaku, físico e apresentador de documentários na Discovery Channel e BBC; Kul Wadhwa, diretor da Wikipédia; Sugata Mitra, professor de tecnologia educacional da Universidade Newcastle; Julien Fourgeaud, produtor da Rovio, empresa finlandesa desenvolvedora do sucesso Angry Birds; entre outros.

Segundo Demi Getschko, do Comitê Gestor de Internet, o evento é muito importante por contribuir para a evolução da web no país: “A função da Campus Party é cortar caminhos, afinal é essa juventude ativa que vai transformar a internet a partir de agora.”

Luís Barreto, presidente do Sebrae, reconhece que o evento é imprescindível para que a instituição interaja com o público jovem. “Estamos fazendo 40 anos e vamos comemorar a data nos aproximando desses jovens empreendedores”, diz. O Sebrae, um dos patrocinadores da feira, organizará debates e workshops, que ensinarão aos campuseiros estratégias para montar o primeiro negócio.

A velocidade de conexão, um dos destaques da Campus Party, será de 20 gigabytes (GB). O credenciamento dos campuseiros no sambódromo do Anhembi começou às 10h00.

Tabela
DIA HORÁRIO PALESTRA POR QUE ASSISTIR
7 10H Gamificação do mundo corporativo: Rodrigo Najjar, do Instituto Europeo di Design, fala sobre o uso dos games no ambiente de trabalho Os jogos vêm ganhando novos propósitos, como educar e estimular profissionais
12H Cibridismo, o fim do mundo off-line: a escritora Martha Gabriel fala sobre as consequências de vivermos continuamente on-line É essencial entender essa mudança de comportamento em nossos dias
19H Aprendizado na era das telas digitais: o indiano Sugata Mitra, da Universidade Newcastle, fala sobre ensino digital Mitra é conhecido por apontar tendências na área de educação
21H15 Stand-up Twitter: Antonio Tabet, do site Kibe Loco, e Rodrigo Fernandes, do blog Jacaré Banguela, falam sobre o humor no microblog Além de divertida, a palestra deve discutir por que o microblog virou celeiro de talentos
8 11H15 Dez passos para encantar um investidor: Diego Remus, responsável pelo blog brasileiro Startupi, fala sobre empreendedorismo na rede A palestra promete ensinar noções de negócios para quem tem boas ideias
19H Jogos para dispositivos móveis: o finlandês Julien Fourgeaud, da produtora Rovio, fala sobre a criação de títulos como o hit ‘Angry Birds’ Quem é que não sonha em criar um sucesso como ‘Angry Birds’?
9 11H15 Empreendedorismo feminino: Maria José Tonelli, da PUC-SP, Marina Miranda, da consultoria Mutopo Brasil, e Lígia Dutra, ex-BuscaPé, contam como desbravaram o mercado A palestra é obrigatória para mulheres que sonham empreender em qualquer área
19H Clicar, tocar e navegar: dispositivos navegadores e informações móveis: Gonçalo Baptista, do Instituto Faber-Ludens de Design, Marcelo Furtado, da consultoria Predicta, e Reinado Ferraz, do World Wide Web Consortium Brasil (W3C), debatem a qualidade do conteúdo criado para smartphones e tablets O mercado caminha nessa direção: a produção de conteúdo para dispositivos móveis
10 11H15 O que a geek economy pode fazer por você?: Marco Gomes, da agência de publicidade on-line boo-box, Stelleo Tolda, do MercadoLivre, e Bob Wollheim, da agência Sixpix Content, falam sobre dinheiro e mídias sociais Para aprender a rentabilizar com a rede, nada melhor do que ouvir quem já o fez
14H30 Como ganhar dinheiro no mundo mobile?: Igor Costa, da empresa de mídia interativa RIACycle, fala sobre as formas de investimento e as plataformas existentes no mercado Aplicativos bem elaborados podem ser uma fonte de renda para desenvolvedores
15H30 Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016: oportunidades em empreendedorismo digital: o escritor Eduardo Moreira mostra como grandes eventos proporcionam oportunidades igualmente grandiosas A conversa pode ajudar mentes atentas a aproveitar oportunidades
11 14H30 Aprender a empreender: Carlos Seabra, da consultoria Oficina Digital, mostra como novos empreendedores devem agir para manter seus negócios lucrativos O empreendedorismo não está relacionado somente à internet: a lição serve para o mundo off-line também