Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Claro, Embratel e Net anunciam integração de redes e serviços

As operadoras de telefonia Claro e Embratel e de TV a cabo Net anunciaram na manhã desta quarta-feira planos para a integração de suas redes e serviços. Pelo acordo, as companhias oferecerão um pacote chamado Combo Multi, que englobará TV por assinatura em alta definição (HD), vídeo sob demanda, banda larga e telefonia fixas e rede 3G. A parceria deve ser o primeiro passo da fusão entre as companhias.

Serão ofertados quatro pacotes de serviços, com preços variando entre 339,90 reais e 699 reais. Eles começam a operar no próximo dia 15.

“Esses novos pacotes permitem que os clientes experimentem todos os serviços oferecidos, a despeito do pacote escolhido”, disse Carlos Zenteno, presidente da Claro. Ele afirmou também que as empresas trabalharão juntas para ampliar as redes de fibra óptica e de Wi-Fi.

As três empresas têm como acionista comum o bilionário mexicano Carlos Slim. Por meio da companhia Telmex, ele controla 97,5% da Embratel e 49% da Net, segundo dados da consultoria Teleco. A Claro é uma subsidiária da América Móvil, também controlada por Slim, que anunciou investimentos da ordem de 10 bilhões de reais no Brasil até dezembro de 2012. O objetivo é ampliar o alcance da rede da empresa e atingira a classe C.

Segundo o anúncio, os usuários serão beneficiados com acesso a dois pontos de TV na residência, 10 Mbps na conexão à internet, duas linhas de telefone fixo, além de acesso a redes Wi-Fi em locais públicos (em número a ser definido).

As companhias preveem ainda benefícios financeiros. A economia dos pacotes, segundo as empresas, será da ordem de 30%. A fatura dos serviços será unificada.

“O pacote Combo é a maior oferta de serviços convergentes do país, graças à tecnologia IP (internet protocol, ou protocolo de internet) utilizada nas redes atuais”, disse José Formoso, presidente da Embratel. A central de atendimento conjunto ficará sediada na cidade de Americana, no interior de São Paulo.

Formoso afirmou ainda que a fusão das três companhias está em curso. “Será informada quando possível”, disse. “Por ora, é uma parceria comercial.”