Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brecha de segurança afeta Twitter, Pinterest e Tumblr

Empresa por trás dos sistemas de suporte ao consumidor dos sites afirma que teve dados roubados durante invasão

A companhia americana Zendesk, especializada em suporte ao usuário, afirmou nesta sexta-feira que foi vítima de um ataque virtual que comprometeu dados de pessoas cadastradas em sites como Twitter, Tumblr e o mural de fotos Pinterest – todos clientes da empresa. De acordo com uma nota oficial, a companhia disse que diversos e-mails enviados por meio de links e formulários de suporte – que geralmente incluem números de telefone – foram roubados pelos crackers.

Leia também:

Hackers atacam Twitter e comprometem 250 mil contas

De acordo com o site da revista Wired, os três sites afetados já enviaram mensagens aos usuários afetados, alegando que endereços de e-mails e telefones foram acessados. Senhas e outras informações pessoais, segundo as empresas, não foram comprometidas. “A falha de segurança da Zendesk não resultou na exposição de dados vitais. No entanto, ela pode ter incluído dados de contato dos usuários que usaram o formulário de suporte, como e-mail, telefone e nome de usuário. Mesmo assim, acreditamos que você não precise tomar nenhuma providência neste momento”, informou o Twitter.

O Tumblr e o Pinterest enviaram mensagens parecidas, mas enfatizaram a necessidade do uso de uma senha segura – uma vez que os criminosos podem ter em mãos os nomes de usuários utilizados nos serviços. “Use uma senha forte. Algumas vezes, os hackers podem adivinhar senhas pequenas sem números ou símbolos”, informou o Pinterest.