Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blog Action Day convoca blogueiros para discutir mudanças climáticas

Nesta quinta-feira, milhares de blogs de mais de cem países falarão sobre o mesmo assunto: mudanças climáticas. É a terceira edição do Blog Action Day (BAD), um movimento on-line que espera atingir 14 milhões de leitores em todo o mundo em defesa do meio ambiente. Com 200 blogs inscritos até quarta-feira, o Brasil estava atrás apenas dos Estados Unidos, da Espanha e do Reino Unido em número de participantes. “Estamos com um grande envolvimento de países em desenvolvimento neste ano e praticamente todas as regiões do planeta estão na lista”, conta Robin Beck, diretor de organização da change.org, entidade americana que coordena o evento. Até a Coreia do Norte, o país mais fechado do mundo, tem um representante. A China tem 23.

O objetivo do Blog Action Day é ampliar a discussão sobre um determinado assunto de interesse global. No ano passado, falou-se sobre pobreza. Em 2007, a discussão de estreia abraçava o meio ambiente. Segundo Beck, todos os autores são livres para postar o que quiserem sobre o tema escolhido. “Nós apenas fornecemos links de organizações que trabalham com o assunto para que as pessoas aprendam mais, mas não dizemos o que devem escrever.” O geógrafo José Carlos Gomes Martins Junior é um dos brasileiros que aderiu ao Blog Action Day. “Já tento explicar aos meus leitores a questão ambiental dentro de uma ótica científica, menos apaixonada.”

A meta do Blog Action Day é chegar aos 10.000 participantes. No momento em que esta frase é escrita, os números do site oficial indicam cerca de 7.000 inscritos. O evento é divulgado em onze dos cem maiores blogs do mundo, por e-mail, no blog oficial e no twitter. “Temos a ajuda também dos próprios blogueiros que se registraram conosco”, conta Beck. Para participar, é preciso apenas fazer o cadastro gratuito em www.blogactionday.org – e não há necessidade de ser especialista em questões ambientais. Todos podem entrar: blogs de tecnologia, design, música, diários pessoais.

Bicicletas – O fotógrafo e publicitário Marcio Nel Cimatti descobriu o Blog Action Day navegando, no ano passado. Neste ano, ele discutirá em A Janela Laranja, a experiência de Amsterdã com ciclovias. A capital da Holanda, onde o fotógrafo morou por dois anos, tem 400 quilômetros de vias para circulação de bicicletas. São Paulo, onde Cimatti vive hoje, é muito maior e conta com infraestrutura de menos de 40 quilômetros para esse tipo de transporte. “Acredito nesse tipo de ação. Milhões de pessoas participam e outras milhões são impactadas. Isto aumenta a consciência sobre o que podemos fazer individualmente e também chama a atenção do governo, que tem papel fundamental para mudanças mais estruturais.”

Para saber se todos os blogs registrados de fato cumpriram a campanha, os organizadores farão um levantamento por meio de ferramentas de buscas e pedirão aos participantes que mandem os links dos seus posts.