Clique e assine a partir de 8,90/mês

Bipedismo explica evolução das mãos, diz estudo

Por Da Redação - 18 jan 2010, 11h44

Pesquisadores canadenses podem ter solucionado um dos grandes mistérios da evolução humana ao fazer uma relação entre o bipedismo e a habilidade de construir ferramentas. Em um estudo publicado na revista Evolution, uma equipe da Universidade de Carlgary concluiu que as mudanças anatômicas observadas nas mãos dos hominídeos são apenas um efeito colateral de modificações no formato dos nossos pés.

A pesquisa, liderada por Campbell Rolian, utilizou um modelo matemático que simulou a transformação. Para isso, os cientistas tomaram as medidas de mãos e pés de humanos e de chimpanzés, com o objetivo de descobrir como essas partes do corpo evoluíram desde o tempo dos nossos ancestrais. O método consistiu em ajustar o formato de mãos e pés, recriando pequenas mudanças evolutivas para ver que efeito trariam. Foi constatada então que modificações nos pés causavam modificações paralelas nas mãos.

“[Charles Darwin] foi um dos primeiros a considerar a relação entre a tecnologia de ferramentas de pedra e o bipedismo”, disse Rolian, segundo reportagem da rede britânica BBC. “A ideia dele era de que se tratavam de eventos separados e que aconteceram em sequência – que o bipedismo libertou a mão para evoluir para outros propósitos. O que demonstramos é que as mudanças na mão e nos pés são desenvolvimentos semelhantes… e que mudanças em um, têm a manifestação de efeitos colaterais no outro”.

Publicidade