Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Banda larga móvel deve atingir 1 bilhão de usuários

Até 2015, número saltaria para 3,8 bilhões, estima sueca Ericsson

Por Da Redação 11 jan 2011, 15h44

O número de pessoas que utilizam a banda larga móvel em todo o mundo deve superar a marca de 1 bilhão de usuários em 2011, de acordo com a empresa de telefonia celular Ericsson. “Durante o ano passado, um marco significativo foi alcançado, 500 milhões de usuários. Estimamos o dobro para 2011”, disse a empresa sueca em comunicado oficial.

O uso de computadores portáteis, celulares e tablets – mais recentemente – aqueceu o setor de internet móvel nos últimos anos. O tráfego crescente de dados é visto pelo mercado como impulsionador das receitas das operadoras de telecomunicações e está provocando investimentos em redes, o que também ajuda o faturamento dos fabricantes de equipamentos.

A região Ásia-Pacífico deve responder pela maior parte dos usuários da tecnologia, com cerca de 400 milhões de pessoas. Em seguida, vêm América do Norte e Europa Ocidental, com mais de 200 milhões cada, de acordo com a empresa.

A companhia divulgou que, em 2008, usuários de internet móvel somavam 200 milhões. Até 2015, a Ericsson aposta que a tecnologia servirá a 3,8 bilhões, indicando uma aceleração no ritmo de expansão do setor.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade

Publicidade