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Baidu, o ‘Google chinês’, põe primeiro pé no Brasil

Diretório de links Hao123 é a primeira iniciativa do gigante de buscas chinês no país

O Baidu, sistema de buscas popularmente conhecido como “Google chinês”, dá seus primeiros passos em direção ao mercado brasileiro. O sistema lançou no país uma versão em português do Hao123, um diretório de links que também permite a pesquisa de conteúdos na rede.

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No começo do ano, a companhia deu indícios de que estaria planejando abrir um escritório em São Paulo. Um executivo do Baidu confirmou, inclusive, o início das operações no Brasil. O Hao123 é, portanto, a primeira iniciativa da empresa em solo brasileiro e o primeiro produto da companhia localizado para o português.

Recentemente, o Baidu abriu um centro de pesquisas em Cingapura, onde são realizadas as traduções de seus serviços para o português, árabe, tailandês e vietnamita. Embora seja irônico, o Hao123 possui um campo de buscas para o Google, já que o serviço chinês, dono da ferramenta, ainda não foi otimizado para o idioma brasileiro.

O Hao123 oferece uma coleção de links úteis para determinados sites de acordo com uma região. A primeira versão do endereço foi lançada em chinês e, em seguida, o site ganhou adaptações para as línguas dos países do Sudeste da Ásia.

Na China, o Baidu responde por 80% do tráfego de buscas da internet. No segundo trimestre deste ano, a companhia anunciou receita de 859 milhões de dólares.