Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assistente pessoal da Microsoft integrará o Xbox One

A novidade promete maior fluidez nos comandos de voz para ativar algumas funções do videogame

A Microsoft  vai lançar em breve uma atualização com algumas novidades em comemoração ao aniversário do Windows 10 e, de acordo com o site americano Engadget, o Xbox One será contemplado com um novo recurso.  Segundo o site, a Cortana, assistente pessoal da empresa (concorrente da Siri, da Apple, e do Now, do Google), vai integrar o console e aprimorar os comandos de voz, antes realizados somente via Kinect, sensor de movimentos da companhia que também tem essa característica.

LEIA TAMBÉM:
Contra Siri e Google Now, Microsoft lança assistente pessoal Cortana

No entanto, a ideia é tornar os comandos de voz mais maleáveis com a Cortana, que, de forma mais “inteligente”, consegue adaptar e entender palavras e frases. Por exemplo, com o Kinect, para rodar um jogo, era preciso dizer exatamente o título do game; com a assistente pessoal, basta o usuário pronunciar uma das palavras que ela tentará buscar as melhores alternativas para o pedido. Segundo o Engadget, a Cortana poderá ajudar em outras questões mais simples, o que pode tornar a experiência mais confortável, como abrir a bandeja do videogame para colocar um jogo e desligar o console – lembrando que para utilizar os comandos de voz com a assistente pessoal, o usuário deve dizer antes “Hey Cortana” para ativá-la.

Funcionalidades já conhecidas nos celulares e computadores com o sistema do Windows também farão parte no Xbox One. Pesquisas no Bing, buscador da Microsoft, poderão ser feitas via Cortana e até sugestões de restaurantes a assistente pessoal poderá fazer de acordo com os comandos de voz do usuário.